80% da população piauiense ainda não tomou a vacina bivalente contra a Covid-19

21/12/2023 11h01


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo ComusCampanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em Belém.(Imagem:Arquivo Comus)Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em Belém.

No Piauí, mais de 2 milhões de pessoas estão com as vacinas bivalentes contra a Covid-19 atrasadas, esse número representa cerca de 80% da população piauiense. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).

De acordo com a Sesapi, o aumento no número de casos confirmados e as três mortes por Covid-19 em Teresina podem estar atrelados a essa falta de reforço pela população.

"Recomendamos que a popuação volte a se previnir e procure o quanto antes essa imunização, pois a partir dela podemos ter um maior controle e evitar possíveis avanços da doença", informou Ester Miranda, gerente de vigilância em saúde da Sesapi.

Com a detecção de novas variantes da doença circulando no Brasil, o Ministério da Saúde recomendou uma nova dose da vacina bivalente para idosos acima dos 60 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos. Ela está disponível de segunda a sexta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Teresina Shopping - edifício garagem, estacionamento do G3 - que teve o horário estendido.

Mortes e aumento no número de casos

Somente nas últimas semanas, 110 casos e três mortes por Covid-19 foram confirmadas, s por todo o Piauí. A Sesapi alertou a população para reforçar os cuidados com a doença, como manter a vacinação em dia.

Os três óbitos foram registrados entre sexta (15) e domingo (17), destes, dois casos eram de moradores de Elesbão Veloso e Campo Grande do Piauí, e um de Bom Lugar (MA). Em todos os casos, os pacientes eram portadores de comorbidades.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, sesapi, covid