74 ambulâncias do Samu estão paradas no PI

27/02/2011 10h31


Fonte ACESSEPIAUI

O Jornal Nacional, da rede Globo de televisão, denunciou ontem (26) que 74 ambulâncias do Samu estão paradas no pátio do quartel da Polícia Militar do Piauí sofrendo deterioração, sendo que 14 dessas possuem Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O motivo para que várias ambulâncias estejam paradas no país é a falta de pessoal para preencher o quadro de funcionários necessário, o que inclui uma enfermeira, um técnico de enfermagem e um médico. Muitas cidades não possuem os recursos suficientes para manter a ambulância funcionando.

O sistema do Samu também necessita de um sistema de rádio para o funcionamento, que ocasiona a contratação de mais mão de obra qualificada. O problema não vem acontecendo apenas no estado do Piauí, como mostra a matéria, na cidade de Gurupi, no estado de Tocantins, de cinco ambulâncias recebidas três serão levadas direto para o ferro velho, pois não tem mais utilidade.

Cada ambulâncias custam cerca de 100 mil reais. Em nota, a Secretária de Saúde do Estado afirmou que todas as ambulâncias serão entregues em março para os municípios do interior do estado. Mas não explicou se os municípios terão profissionais para trabalharem nas ambulâncias.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui