50% das vacinas que chegarem ao Piauà serão destinadas ao público de 18 a 59 anos, diz Sesapi
10/06/2021 14h25Fonte G1 PI
Imagem: Sesapi
Vacinas de Oxford administradas no Piauí rendem doses extras, diz Sesapi.
Vacinas de Oxford administradas no Piauí rendem doses extras, diz Sesapi.A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou, nesta quarta-feira (9), que 50% das doses de vacinas que chegarem ao estado serão destinadas à imunização da população de 18 a 59 anos não contemplada nos grupos prioritários.
A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CiB). A vacinação desse público será por ordem decrescente a partir dos 59 anos. No momento, já foram vacinadas pessoas de 59 a 56 anos.
O secretário de estado da saúde, Florentino Neto, afirma que a decisão é para dar agilidade à imunização da população piauiense.
“A ideia do governador Wellington Dias é ampliar a vacinação nos 224 municípios imunizando a população adulta do Piauí até outubro deste ano. Neste início, pelo menos 50% das doses serão destinadas para a população geral sem comorbidades, em idade decrescente a partir de 59 anos”, disse o gestor.
Segundo o secretário, os municípios vão informar à população os grupos que devem ser vacinados por faixa etária. E disse que o estado vem respeitando o Plano Nacional de Imunização, vacinando primeiro as pessoas com comorbidades e depois seguindo o público de atividades essenciais.
Também foi decidido na reunião da comissão que 30% das vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde ao Piauí serão usadas para dar sequência à imunização do público com comorbidades e deficiência e 20% para os grupos que forem reconhecidos pelos Conselhos Municipais de Saúde de cada cidade como prioritários.
População vacinada até outubro
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou no sábado (5), através de suas redes sociais, que toda a população acima dos 18 anos no estado será vacinada até o mês de outubro. Entretanto, o Governo do Estado ainda não divulgou o calendário de vacinação.
Wellington ressaltou que o objetivo neste momento é imunizar as pessoas de 55 a 59 anos sem comorbidades.
“Queremos, no Piauí, até outubro, vacinar todas as pessoas até 18 anos. O objetivo é garantir a imunização de quem tem entre 55 e 59 anos, prosseguir das pessoas com comorbidades, garantir os grupos especiais como gestantes, pessoas com deficiências, mas também as categorias profissionais, como da educação, segurança, limpeza, assistência social, jornalismo, enfim, garantir que a gente possa acelerar a vacinação dos 224 municípios”, disse o gestor.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












