50% das vacinas que chegarem ao Piauí serão destinadas ao público de 18 a 59 anos, diz Sesapi

10/06/2021 14h25


Fonte G1 PI

Imagem: SesapiVacinas de Oxford administradas no Piauí rendem doses extras, diz Sesapi.(Imagem:Sesapi)Vacinas de Oxford administradas no Piauí rendem doses extras, diz Sesapi.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou, nesta quarta-feira (9), que 50% das doses de vacinas que chegarem ao estado serão destinadas à imunização da população de 18 a 59 anos não contemplada nos grupos prioritários.

A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CiB). A vacinação desse público será por ordem decrescente a partir dos 59 anos. No momento, já foram vacinadas pessoas de 59 a 56 anos.

O secretário de estado da saúde, Florentino Neto, afirma que a decisão é para dar agilidade à imunização da população piauiense.

“A ideia do governador Wellington Dias é ampliar a vacinação nos 224 municípios imunizando a população adulta do Piauí até outubro deste ano. Neste início, pelo menos 50% das doses serão destinadas para a população geral sem comorbidades, em idade decrescente a partir de 59 anos”, disse o gestor.

Segundo o secretário, os municípios vão informar à população os grupos que devem ser vacinados por faixa etária. E disse que o estado vem respeitando o Plano Nacional de Imunização, vacinando primeiro as pessoas com comorbidades e depois seguindo o público de atividades essenciais.

Também foi decidido na reunião da comissão que 30% das vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde ao Piauí serão usadas para dar sequência à imunização do público com comorbidades e deficiência e 20% para os grupos que forem reconhecidos pelos Conselhos Municipais de Saúde de cada cidade como prioritários.

População vacinada até outubro

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou no sábado (5), através de suas redes sociais, que toda a população acima dos 18 anos no estado será vacinada até o mês de outubro. Entretanto, o Governo do Estado ainda não divulgou o calendário de vacinação.

Wellington ressaltou que o objetivo neste momento é imunizar as pessoas de 55 a 59 anos sem comorbidades.

“Queremos, no Piauí, até outubro, vacinar todas as pessoas até 18 anos. O objetivo é garantir a imunização de quem tem entre 55 e 59 anos, prosseguir das pessoas com comorbidades, garantir os grupos especiais como gestantes, pessoas com deficiências, mas também as categorias profissionais, como da educação, segurança, limpeza, assistência social, jornalismo, enfim, garantir que a gente possa acelerar a vacinação dos 224 municípios”, disse o gestor.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui