29 municípios do Piauí iniciam vacinação contra Covid de crianças de 3 e 4 anos

11/08/2022 09h06


Fonte G1 PI

Imagem: Rodrigo Nagafuti/Arquivo SecomCrianças recebendo a vacina da Covid-19.(Imagem:Rodrigo Nagafuti/Arquivo Secom)Crianças recebendo a vacina da Covid-19.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que, até a manhã desta quarta-feira (10), 29 municípios do estado iniciaram a vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 (confira quais os municípios ao fim da reportagem).

A aplicação da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 13 de julho deste ano. O imunizante é o mesmo utilizado em adultos, sem adaptação de versão pediátrica.

Em Teresina, a vacinação da faixa etária ainda não teve início. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, o médico Gilberto Albuquerque, a capital aguarda a chegada de novas doses de vacina, que devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde.

“Já fizemos treinamento, preparamos a equipe, tem tudo pronto. Mas não tem a vacina. No início, só tinha Coronavac e ninguém queria. Depois de muitos ‘anos’, vimos que a Coronavac é tão eficiente quanto as outras e não tem efeito colateral. Aí todo mundo passou a querer e acabou o estoque”,
afirmou o presidente.

“A produção é chinesa e preparada aqui, o Governo não havia comprado porque ninguém queria mais. Recebi ligação de Rondônia oferecendo, mas ninguém queria. Venceu porque ninguém queria. Ninguém imaginou que iria vir a opção de criança”
, acrescentou Gilberto.

Apesar de não existir previsão para o início da imunização na capital, muitos pais se preparam para levar os filhos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) assim que as doses forem liberadas.

“Quando anunciaram a vacinação pra adulto, já sabíamos que iria demorar pra chegar nele. Pensamos em nos proteger para assim ele ficar protegido. E ficamos esperando com ansiedade, acompanhando as notícias e, até então, esperando ele completar 5 anos para poder vacinar. Quando anunciou que estava liberada a partir de 3, já queríamos correr pra sala de vacinação”,
contou Mayra Monteiro, mamãe do Miguel José, de 4 anos.

“Ainda não entendo o motivo de tanta demora. Miguel já está com o cronograma de vacinação infantil completo, não atrasou nem deixou de tomar uma única vacina que o SUS proporciona. Eu sinceramente não entendo como tem pais que preferem adiar a vacinação ou mesmo não vacinar os filhos. Como alguém pode deixar de fazer algo que comprovadamente vai proteger o filho de doença?”,
questionou a mãe, Mayra Monteiro.

Ao g1, a cirurgiã-dentista Joanna Evaristo revelou que sentiu alívio ao saber que a filha de 3 anos poderá ser vacinada em breve. Ela, que já recebeu as quatro doses de vacina, ressalta que, desde o início da pandemia, a família segue as orientações de combate à doença.

“Sempre seguimos as recomendações e todos em casa estamos com todas as doses, menos minha filha. Estou esperando para poder vaciná-la! Nossos filhos são nosso bem mais precioso, presentes de Deus. Deus também nos deu a inteligência e a ciência para serem usadas como braços dele aqui no mundo. Então, sejamos sensatos e comprometidos com nossos filhos! Nosso dever é protegê-los e a vacinação é uma forma de darmos proteção a eles”, disse Joanna.

Municípios piauienses que iniciaram vacinação de crianças de 3 e 4 anos
  1. São Raimundo Nonato
  2. Buriti dos Lopes
  3. Oeiras
  4. Bom Jesus
  5. Caraúbas do Piauí
  6. Jaicós
  7. Hugo Napoleão
  8. Anísio de Abreu
  9. Matias Olímpio
  10. Coronel José Dias
  11. Dom Inocêncio
  12. São João da Serra
  13. Cocal dos Alves
  14. Monsenhor Hipólito
  15. Currais
  16. Monte Alegre do Piauí
  17. Santo Antônio de Lisboa
  18. Bom Princípio do Piauí
  19. Luzilândia
  20. Domingos Mourão
  21. Bela Vista do Piauí
  22. Ilha Grande
  23. Isaías Coelho
  24. Ribeiro Gonçalves
  25. Porto
  26. Paulistana
  27. Vera Mendes
  28. Olho D"Água do Piauí
  29. São Félix do Piauí

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: vacina, doses, coronavac