Stress: sintomas e cuidados, saiba o que dizem os especialistas

02/09/2010 12h19


Fonte Com informações dos sites de saúde

De acordo com estudos recentes a cada três habitantes no planeta, pelo menos um, hoje, sofre de estresse. Chamada a doença dos tempos modernos, o estresse atinge homens e mulheres, idosos e crianças.

O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.

Sinais de Stress:
Diminuição do rendimento, erros, distrações e faltas na escola ou no trabalho, Insatisfação, irritabilidade, explosividade, reclamações, Indecisão, julgamentos errados, atrasados, precipitados, piora na organização, adiamento e atrasos de tarefas, perda de prazos, Insônia, sono agitado, pesadelos, Falhas de concentração e memória, Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga, Uso de finais de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar, Cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer, Parece que o dia normal de trabalho não é mais suficiente para o que tem que ser feito, Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas, sensação de monotonia.

Sintomas do Stress
Cansaço, Ganho ou perda de peso, má digestão, prisão de ventre e diarréia, gases, gastrites, úlceras, Baixa de resistência, infecções, gripes e outras viroses, Pressão Arterial alta, Colesterol alto, Arteriosclerose, Acidente Vascular Cerebral (AVC ou "Derrame"), Infarto, Dores de cabeça, dores musculares, dores “de coluna”, Fibromialgia, Bruxismo (significa ranger dentes durante o sono), Restlesslegs (pernas intranqüilas, principalmente na cama durante a noite), Acne, pele envelhecida, rugas, olheiras. Seborréia, queda de cabelos, unhas fracas, Diabetes, Diminuição de Libido, Impotência Sexual, Tentativa de relaxar com álcool, nicotina, drogas e excesso de comida, causando outras complicações no organismo, Doenças psicossomáticas, Ataques de ansiedade, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Depressão.

O estresse pode ser tratado por psicologos ou psiquiatras, especialistas que estudam a mente humana e entendem sobre o assunto. De acordo com eles as nao é apenas trabalhadores que sofrem com o stress, crianças, jovens também podem ter stress.

Para alguns especialistas o stress pode até fazer bem, pois demonstra sinais de atividade cerebral ativa. Por exemplo, a anciedade por uma prova, teste ou qualquer situação boa na vida ou decisiva pode gerar estresse, porém de efeito passageiro, uma vez que o stress vai embora no momento que se acaba a anciedade.

O stress só se torna um problema quando compromete a saúde mental e física do ser humano. Gera conflitos e desperta a depressão. Nesses casos é preciso ter calma e manter a mente equilibrada. Em outros casos buscar um especialista.

Tópicos: