Registrado 1º caso da Superbactéria no Piauí, o paciente esta isolado no HUT Teresina

22/12/2010 15h48


Fonte Cidade Verde

 Uma comissão se instalou no Hospital de Urgências de Teresina para trabalhar no isolamento e desinfecção da superbactéria que matou o lavrador João Rodrigues da Silva na última segunda-feira (20). Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, o caso é preocupante e a bactéria precisa ser isolada para que não haja mais contaminações em pacientes.

Em média, seis pessoas são vítimas de infecção hospitalar todos os meses no HUT. Pedro Leopoldino explica que essa superbactéria sofreu mutações e é resistente a 10 tipos de antibióticos. Como o lavrador demorou a procurar o serviço de saúde e devido ao seu grave ferimento na cabeça, a vulnerabilidade para a infecção foi maior.

Ainda segundo o presidente, a vinda da superbactéria KPC ao Piauí não está descartada, principalmente por conta da grande rotatividade de pacientes vindos de outros estados.


"A KPC tem uma capacidade de mutação incríveis e hoje é um problema sério. Ela pode chegar até aqui através de uma pessoa que venha contaminada e se interne em algum hospital. A locomoção de pacientes para o Piauí é grande. É questão de saúde pública. As pessoas podem se proteger fazendo aceio corporal bem feito após sair de hospital. Alertamos a população nesse sentido, principalmente quem frequenta UTI", explicou.