MP recomenda que Polícia Militar retire alunos do curso de formação das ruas

16/06/2018 11h00


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: CidadeVerde.comClique para ampliarMP recomenda que Polícia Militar retire alunos do curso de formação das ruas.(Imagem:CidadeVerde.com)

O Ministério Público do Estado do Piauí expediu uma recomendação ao Comando Geral da Polícia Militar para que os cerca de 320 alunos do curso de formação de soldados (CFSD/2018) sejam retirados das ruas, onde cumprem estágio desde o dia 08 de junho.

Segundo o documento do promotor Elói Pereira de Sousa Júnior, os alunos devem ser retirados por serem ainda cidadãos civis exercendo atividades próprias de policiais militares, estando fardados e armados. Como não ainda não foram nomeados, eles não estão sujeitos ao Código Penal Militar, ao Código de Processo Penal Militar ou ao Regulamento Disciplinar da Polícia Militar - RDPMPI.

O argumento do membro da 48ª Promotoria de Justiça é evitar o risco exposto à sociedade e aos próprios alunos do curso de formação, ao se permitir que estes assumam responsabilidades de militares, antes de legalmente investidos nos cargos.

O Ministério Público deu cinco dias úteis para o comando geral da PM informar quais das providências tomadas, em razão da recomendação expedida no dia 13 de junho.

Comando geral

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, informou ao Cidadeverde.com que ainda não recebeu a notificação do MP, mas que assim que for vai analisar e tomar uma providência.

“Ouvi falar que foi encaminhado, mas ainda não recebi, mas deve chegar à segunda-feira. Depois que eu vir os argumentos, vamos analisar se acata ou se encaminha para a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Como é uma recomendação temos a liberdade de acatar ou não e depois discutir em juízo para saber quem está com a razão”
, destacou.

O coronel Lindomar Castilho confirmou que os alunos estão fardados e armados, por já terem passado pela instrução de armas, com êxito e aprovação do manuseio.

“Os alunos estão em estágio supervisionado sempre com um supervisor, monitor ou instrutor perto. Eles estão colocando em prática o que aprenderam na teoria. Sobre como se comportar na rua, como é o deslocamento de viatura, o embarque e desembarque, quais são pontos sensíveis e o que deve monitorar em cada zona. É a prática da teoria que viram até agora”,
argumenta o comandante.

O estágio operacional deve durar até o dia 23 de junho nas três cidades onde estão sendo realizados o Curso de Formação: Teresina, Picos e Parnaíba. A previsão é que no dia 25 de junho, aniversário da Polícia Militar, os novos soldados devam ser nomeados.

Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral

Tópicos: alunos, curso, comando