Vigilância Sanitária e agentes de endemias reforçam visitas a pontos estratégicos contra a Dengue

14/04/2022 09h56


Fonte SECOM

Imagem: SECOMClique para ampliarVigilância Sanitária e agentes de endemias reforçam visitas a pontos estratégicos contra a Dengue(Imagem:SECOM)Vigilância Sanitária e agentes de endemias reforçam visitas a pontos estratégicos contra a Dengue

Equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária (VISA) de Floriano acompanhados de agentes de combate a endemias do município intensificaram, nas últimas semanas, as inspeções de campo para o combate do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Segundo Daniela Braglia, diretora da VISA, essas vistorias subsidiam a avaliação e o gerenciamento de cenários que favoreçam criadouros do mosquito vetor da dengue, abrangendo não só os lotes residenciais, como também o comércio, as indústrias, os prédios institucionais e outras atividades geradoras de risco na proliferação da dengue.

“Nossa missão liderada pela secretária de saúde, Caroline Reis, é visitar o maior número de pontos estratégicos da cidade, ou seja, borracharias, ferros-velhos, rodoviárias, logradouros públicos, cemitérios e construções abandonadas. Esses locais podem conter criadouros do mosquito. Na companhia do agente de endemia, que é especialista na detecção dos viveiros do Aedes aegypti, nós temos encontramos diversos locais com infestação”, explica Daniela Braglia.

A diretora contou ainda que, em algumas situações, é dever das equipes utilizar o poder do convencimento e conscientização. “Em uma dessas diligências visitamos uma borracharia onde detectamos muitos criadouros do mosquito e o dono do estabelecimento foi notificado a realizar a limpeza imediata do local. A gente dá um prazo e retornamos para acompanhar se foi cumprido”, disse.

As equipes de Vigilância Sanitária avaliam os seguintes objetivos quanto à execução das inspeções sanitárias:
  • Identificar situações propícias ao criadouro do mosquito;
  • Adotar as medidas educativas ou de intervenção, a partir das irregularidades constatadas;
  • Comunicar as situações de risco à coordenação estadual ou programa de controle da dengue;
  • Apoiar as ações do controle de dengue que necessitem de medidas legais.

Tópicos: dengue, mosquito, situa??es