Vereadores repercutem a falta de transporte para pacientes de Hemodiálise
18/09/2025 16h25Fonte Câmara Municipal de Floriano
Imagem: CMF
Vereadores Lauro César, Carlos Eduardo e James Rodrigues.

Duas matérias deram o tom do discurso na tribuna do vereador Carlos Eduardo, na sessão dessa quarta-feira (17). A primeira tratou sobre a dificuldade de estacionamento no entorno da Pça. Dr. Sebastião Martins, para o que ele apresentou a indicação nº 403/2025 que pede a regulamentação das vagas e horários destinados a taxistas, como forma de universalizar as vagas de estacionamento no local.
A outra indicação, de nº 406/2025 pede à gestão municipal a garantia do transporte que desloca os pacientes que residem a menos de 50km até a clínica onde fazem o tratamento de hemodiálise no município, ou que responsabilize o estabelecimento de saúde a fazer esse deslocamento. O parlamentar relatou a angústia de pessoas que fazem o tratamento e que souberam de um ofício da secretaria municipal de saúde informando uma portaria que trata da indisponibilidade do transporte a pacientes residindo a menos de 50 km até clínica.
O vereador Lauro César contribuiu dizendo que uma portaria não pode sobrepor a Constituição Federal, citando o art.196 que diz que “saúde é um direito de todos e dever do Estado”, obrigando os entes federados a cuidar da saúde da população de forma integral. “É inadmissível que cortar gastos signifique dificultar o tratamento de hemodiálise de quem precisa, de quem depende dele para sobreviver,” desabafou Lauro César.
Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador James Rodrigues vai oficiar a Secretaria de Saúde e as duas clínicas de hemodiálise em Floriano, para saber o número de pacientes que demandam esse transporte, para que se encontre um ajuste que contemple essas pessoas. "Eu quero crer que seja um grande mal-entendido. Os pacientes sofrem duplamente, além de se submeterem ao tratamento 3 vezes na semana, ainda tem a incerteza do transporte até a unidade de saúde”, ponderou James.
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews