Vereador pede atenção dos representantes do povo devido a suspensão parcial de atendimentos na UPA

25/11/2022 09h56

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Após um informativo postado em rede social informando que os atendimentos médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Floriano estão parcialmente suspensos desde a última quarta-feira (23), e só atenderá paciente de extrema urgência, o vereador Ancelmo Jorge se deslocou até o local para confirmar o fato.

Em vídeo publicado, Ancelmo Jorge pediu atenção dos representantes do povo para que essa situação na UPA 24h de Floriano seja resolvida e que tão cedo não se repita. De acordo com o vereador, o cuidado com a Saúde Pública deve ser uma pauta urgente, principalmente quando se trata de um centro que deve atender urgências e emergências.


A suspensão parcial de atendimentos médicos na unidade de saúde da cidade é devido aos atrasos salariais dos médicos, de acordo com o Artigo 2º da Lei nº 7.1183 de 1989 e do Artigo 9º da Constituição Federal de 1998. A medida somente será revertida após a quitação dos débitos em sua integralidade.

Qual a importância de uma UPA?

Mantem pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clinica, e encaminham aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial..

UPA, Unidade de Pronto Atendimento, é uma unidade do SUS que possui recursos para atingir grande parte dos casos de urgência e emergência relacionados à saúde. Funciona, em sua maioria, 24h por dia e costura atender parte ou a maioria de uma cidade inteira.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: unidade, sa?de, m?dicos