Vereador Carlos Eduardo denuncia "empurra-empurra" sobre esgoto sanitário em Floriano
05/02/2026 09h00Fonte Câmara Municipal de Floriano
Imagem: CMF
Vereador Carlos Eduardo
Vereador Carlos EduardoAo usar a tribuna na sessão ordinária dessa quarta-feira, 04, na Câmara Municipal de Floriano, o vereador Carlos Eduardo destacou a falta de resolutividade de um problema sério que vem causando transtornos a quem mora, trabalha ou pratica atividade física na Av. Frei Antônio Curcio: o vazamento do esgoto sanitário em uma das pistas da via, acumulando uma grande quantidade de água suja, com dejetos e de odor forte que incomoda aos transeuntes.
Em seu discurso, o parlamentar contou que procurou a empresa Aegea, responsável pela gestão do esgoto sanitário em Floriano, para buscar solução para o problema, mas que lá lhe foi dito que a responsabilidade seria da empresa de eletricidade Equatorial, pelas constantes oscilações da energia, o que teria ocasionado problemas na chave de bombeamento do esgoto para a estação de tratamento. O vereador demonstrou indignação com a falta de respostas e o jogo de empurra empurra, que vai de encontro à população, que é quem sofre com a situação.
Na tribuna, Carlos Eduardo buscou o apoio dos colegas vereadores nos colegas, para que juntos subscrevam ofícios pedindo providências aos envolvidos, inclusive à prefeitura que, segundo o parlamentar, tem responsabilidade solidária na solução do problema.
"A população não pode ser refém desse jogo de responsabilidades. Se o esgoto é sanitário, a competência é de quem gere o saneamento. Se há um entrave com a rede elétrica, que as empresas se comuniquem e resolvam, e a prefeitura que fiscalize. O que não pode é o florianense seguir convivendo com detritos no meio da rua", pontuou.
O vereador Edvaldo Araújo contribuiu reforçando que a prefeitura é a principal responsável pelas falhas no sistema de esgotamento.
“Faltou fiscalização na execução da obra, que não tem 5 anos ainda. A Aegea é responsável pela operacionalização, mas não pelo funcionamento. Verificada a ineficiência do esgoto, a prefeitura deve buscar os reparos necessários para o pleno funcionamento e assim evitar tantos transtornos à cidade”, afirmou Edvaldo.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook









