Unidade Escolar Ministro Pedro Borges, aniversaria junto com a Princesa do Sul

02/07/2011 20h08

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarProfª Jardete Costa falou da programação das festividades alusivas da escola.(Imagem:FlorianoNews)Profª Jardete Costa falou da programação das festividades alusivas da escola.

A cidade de Floriano está em festa, todos sabemos das comemorações de seus 114 anos de emancipação política. Poucos sabem é que a Unidade Escolar Ministro Pedro Borges também está aniversariando.

A Diretora Profª Jardete Costa falou da programação das festividades alusivas ao aniversário, disse que o colégio foi fundado no dia 08-07-1964, cujo nome da escola em homenagem ao ilustre cidadão Pedro Borges da Silva, adiante acrescenta sobre seus dados biográficos.

Nesses 47 anos de ensino, em prol de uma educação não apenas formadora para o mercado de trabalho, mas que transforma os educandos em pessoas capazes de pensar.

A programação é a seguinte:

Dia 1º de julho

As 8:00h - O Campeonato de Xadrez – U. E. Min. Pedro Borges X U.E. Ribeiro Gonçalves;
17:30h - Arraiá com quadrilhas e comidas típicas

Dia 04 de julho

Campeonato de futebol queimado com alunos da escola e de outras já convidadas;

Dia 05 de julho

Gincana Cultural com os alunos da escola;

Dia 06 de julho

Atividades recreativas na Praça Dr. Sebastião Martins, com stands da escola;

Dia 07 de julho encerramento das comemorações com festa aos alunos que aniversariam de janeiro a julho. Assim falou a Diretora Jardete.

Saiba quem foi o Ministro Pedro Borges

Nasceu em São João do Piauí, em 29-04-1890. Filho de Raimundo Borges da Silva e Maria da Conceição da Silva Borges. Magistrado, poeta e político. Chegou à antiga Chapada da Onça, depois Colônia Rural de São Pedro de Alcântara aos dois anos de idade.

Seu pai Raimundo Borges da Silva (Cel. Borges) foi grande chefe político em Floriano e no Piauí, Prefeito de Floriano 04 mandatos; 08 mandatos de Deputado Estadual, tendo sido cassado no ultimo mandato em conseqüência da Revolução de 1930; um mandato de Deputado Federal e foi também vice-governador do estado do Piauí.

• Formado em Direito.
• Exerceu os cargos de: Secretário de Polícia, Secretário de Governo e Secretário de Fazenda do Estado do Piauí.
• Respeitado jurista.
• Foi deputado federal, juiz federal e juiz do Tribunal de Segurança Nacional.
• Pertenceu à Academia Piauiense de Letras. Dirigiu a revista "Alvorada", em Teresina.
• É verbete do “Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí” (1994), de Cláudio Bastos e do “Grande Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense” (1997), de Wilson Carvalho Gonçalves.
• Faleceu em 1961, no Rio de Janeiro.