UESPI realiza I Fórum dos Direitos da Mulher em Floriano

22/10/2015 14h00

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsUESPI realiza I Fórum dos Direitos da Mulher em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Campus Josefina Demes, no município de Floriano, através da Coordenação dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis realiza dos dias 21 a 23/10 o I Fórum dos Direitos da Mulher, no auditório da instituição.

Segundo a organização, o evento tem como objetivo discutir sobre os direitos fundamentais da mulher tais como o direito à vida, a igualdade, a liberdade, ao trabalho, a dignidade da pessoa humana, a proteção. Além de oferecer aos acadêmicos e profissionais dos Cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis e a sociedade, numa proposta interdisciplinar uma visão mais aprofundada sobre as discussões jurídicas, tendo como objeto de estudo os direitos da mulher.

Imagem: FlorianoNewsUESPI realiza I Fórum dos Direitos da Mulher em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)UESPI realiza I Fórum dos Direitos da Mulher em Floriano.

A abertura do evento aconteceu na noite da última quarta-feira (21), com a palestra “Os Direitos da Mulher – Acolhimento a Mulher Vítima de Violência Doméstica”, ministrada pela Delegada Maria Vilma Alves da Silva. Em seguida, o Dr. Marcos Martins Oliveira, Defensor Público do Estado do Piauí e Professor do Curso de Direito da UESPI, ministrou a segunda palestra, que teve como tema “Direitos da Mulher na Visão da Defensoria Pública”.

A comissão organizadora destaca que no âmbito internacional na Organização das Nações Unidas sobre os direitos da mulher, foram desenvolvidas políticas públicas no sentido de assegurar direitos, tendo em vista que durante muito tempo a mulher sofreu o preconceito e a violência e foi excluída do mercado de trabalho e das relações de poder.

Na programação constam abordagens nas questões sociais relativas aos direitos da mulher objetivando o desenvolvimento de ações referente à proteção da mulher (Lei Maria da Penha), a defesa ao trabalho da mulher, os avanços da mulher na contabilidade e a mulher empreendedora.

Imagem: FlorianoNewsUESPI realiza I Fórum dos Direitos da Mulher em Floriano(Imagem:FlorianoNews)UESPI realiza I Fórum dos Direitos da Mulher em Floriano

Nesta quinta (22), a partir das 19h00, o Fórum conta com a palestra da consultora do SEBRAE Marta Goretti Said Araújo, que abordará o tema: A Mulher Empreendedora. Em seguida, o Conselho Regional de Contabilidade discutirá sobre os “Avanços da mulher na Contabilidade”. A terceira e última palestra da noite será com o Advogado e professor dos Cursos Direito, Joab Carvalho Curvina, acerca da PEC das Domésticas.

O encerramento do I Fórum dos Direitos da Mulher ocorre na sexta-feira (23), com a palestra “Direitos da Mulher na Perspectiva do Ministério Público, com o palestrante Francisco de Jesus Lima, Promotor de Justiça que atua no Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), e logo após palestra sobre “Tráfico de Mulheres: Mito ou Realidade, com o Professor da UESPI – Dr. Raimundo Ribeiro Azevedo Filho.


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: mulher, direitos, palestra