Tráfico de animais silvestre é tema de palestra do Ibama em Floriano

06/11/2015 15h05


Fonte SECOM

Preocupados com o tráfico de animais silvestres no estado do Piauí, o Ibama esta realizando o Projeto Liberdade e Saúde nos municípios. Em Floriano, por exemplo, foi realizado nesta sexta, 06/11, o II Seminário de Educação Ambiental que teve como foco principal o tráfico de animais silvestres, a importância desse animal para preservação da biodiversidade, crime ambiental e zoonoses.

Imagem: SECOMTráfico de animais silvestre é tema de palestra do Ibama em Floriano.(Imagem:SECOM)

O evento foi realizado no município florianense em parceria com a prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais. E contou com a presença do Prefeito Gilberto Júnior, da Secretária de Meio Ambiente Manuela Simplício, técnicos do IBAMA do Ceará, autoridades locais, estudantes e pesquisadores.

“O objetivo principal desse seminário é alertar a sociedade sobre os danos provocados pelo tráfico de animais silvestres da nossa biodiversidade. Há uma preocupação muito grande dos órgãos ambientais em torno desse assunto, há também uma fiscalização na nossa região e nós estamos trabalhando bem essa questão da educação ambiental, principalmente nas escolas onde já estamos realizando palestras e entregando um material didático produzido pelo IBAMA-PI aos professores”, falou Manuela Simplício, secretária de meio ambiente de Floriano.

Imagem: SECOMTráfico de animais silvestre é tema de palestra do Ibama em Floriano.(Imagem:SECOM)

O Projeto Liberdade e Saúde é desenvolvido pelos médicos veterinários e técnicos do IBAMA-PI, Sandoval Moura e Fabiano Pessoa, e nasceu a partir da ideia de trabalhar e discutir com a sociedade a questão do tráfico de animais.

“Esse projeto discute o tráfico de animais silvestre que só existe em virtude dessa ação da sociedade que acha correto amar o animal silvestre e mantê-lo preso dentro de casa. Nós trabalhamos mostrando a importância biológica desse animal em liberdade, e não preso dentro de uma residência. No projeto também discutimos os risco da transmissão das zoonoses, um aspecto muito importante e que as pessoas desconhecem, sabemos que são conhecidas mais de 150 doenças de animais que podem ser transmitidas as pessoas, principalmente, através do contato intimo, ou seja, dentro de casa”, Fabiano Pessoa, Veterinário e Técnico do IBAMA-PI.

Imagem: SECOMTráfico de animais silvestre é tema de palestra do Ibama em Floriano.(Imagem:SECOM)

Durante o seminário foi exibida uma matéria sobre o trabalho do IBAMA-PI na recuperação e reintegração dos animais ao seu habitat natural e como é feito a fiscalização contra os crimes ambientais, “criar animal em cativeiro é um crime ambiental, e tem penalidade prevista na lei de crimes ambientais de 500 reais a 5 mil e a pessoa ainda responde a processo penal”, falou Fabiano Pessoa.

A proposta do seminário é mostrar pra sociedade a importância da manutenção da biodiversidade com os animais em liberdade, e também os perigos que as pessoas são expostas ao criar um animal silvestre no leito familiar, pois existem as zoonoses, o animal no meio ambiente natural não vai transmitir doenças, mas quando a pessoa vai capturar esses animais na mata fica sujeito ao contagio de uma zoonose até desconhecida.

Segundo dados do IBAMA-PI, há cerca de 2 anos, duas pessoas já morreram por contrair raiva animal, e tem outras 02 pessoas doentes, internadas na UTI em Teresina porque contraíram Micose Pulmonar de animais silvestres.

Imagem: SECOMGilberto Júnior(Imagem:SECOM)

Imagem: SECOMTráfico de animais silvestre é tema de palestra do Ibama em Floriano.(Imagem:SECOM)

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook