Tradição e devoção: Realizada a Festa do Vaqueiro nos Festejos de Nossa Senhora da Guia em Floriano

17/09/2023 09h17

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


No último sábado, dia 16, Floriano foi palco de uma celebração marcada por fé, tradição e homenagem aos valentes vaqueiros. A Festa do Vaqueiro, parte integrante dos Festejos em honra a Nossa Senhora da Guia, reuniu centenas de apaixonados pela cultura sertaneja e pela tradição da vaquejada.

O dia começou com uma calorosa acolhida e um saboroso café da manhã, especialmente preparados para os bravos vaqueiros. Em seguida, teve início a emocionante cavalgada em direção ao santuário de Nossa Senhora da Guia, em um cortejo que expressava devoção e respeito.
Imagem: Reprodução/InstagramTradição e devoção: Realizada a Festa do Vaqueiro nos Festejos de Nossa Senhora da Guia em Floriano.(Imagem:Reprodução/Instagram)Tradição e devoção: Realizada a Festa do Vaqueiro nos Festejos de Nossa Senhora da Guia em Floriano.

A Festa do Vaqueiro, organizada pela Associação dos Vaqueiros de Floriano, contou com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal de Floriano, evidenciando o compromisso da comunidade em preservar e manter viva a rica cultura dos vaqueiros.

Este evento, já consagrado no calendário da cidade, é um tributo à Nossa Senhora da Guia, padroeira do bairro Guia. A tradição dos vaqueiros é enaltecida a cada ano, proporcionando um momento de conexão entre passado e presente, onde valores como coragem, habilidade e respeito à terra e aos animais são celebrados.
Imagem: Reprodução/Instagram	 Tradição e devoção: Realizada a Festa do Vaqueiro nos Festejos de Nossa Senhora da Guia em Floriano.(Imagem:Reprodução/Instagram)

A Festa do Vaqueiro não é apenas uma festividade, é uma demonstração viva da identidade cultural do povo sertanejo, que encontra na devoção a Nossa Senhora da Guia e na tradição dos vaqueiros uma fonte de inspiração e fortalecimento.

A comunidade de Floriano se une em um gesto de gratidão e respeito a esses homens e mulheres que mantêm viva a chama da tradição vaqueira. A festa é um testemunho da importância desses valores para a cidade e para a região, e um lembrete de que, mesmo em tempos modernos, as raízes culturais devem ser honradas e preservadas.


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: floriano, festa, vaqueiros