Testemunha do acidente que matou 8 pessoas na PI-140 relata salvamento de vítimas

10/07/2022 19h47


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução /Redes SociaisCarros pegam fogo após colisão.(Imagem:Reprodução /Redes Sociais)Carros pegam fogo após colisão.
 
O comerciante Domingos da Silva, morador de São Raimundo Nonato, contou ao g1 que foi a primeira pessoa a chegar ao local do acidente em que oito pessoas faleceram na PI-140, em Itaueira, no Piauí. Entre as vítimas estão uma mãe e um bebê recém-nascido.
 
Dois veículos se envolveram no acidente: um carro da Prefeitura de Itaueira e um automóvel comum. O carro da prefeitura que transportava Francidalva Ferreira, o filho recém-nascido, pai do bebê, uma criança e outra acompanhante, além do motorista. A mãe, o bebê e o motorista faleceram. No outro carro haviam cinco pessoas, que também faleceram.
 
"O Doblô [carro da prefeitura de Itaueira] passou da gente, estava um pouco mais rápido. Ele saiu da minha vista, numa baixada, e logo em seguida me deparei com o acidente", contou o comerciante.
 
Domingos contou que, ao chegar ao local, encontrou os dois carros fora da pista, e o veículo da prefeitura em chamas. O fogo se alastrava pela vegetação em direção ao outro carro, que acabou também incendiado.
 
O comerciante contou que conseguiu evitar que o adolescente, que estava no carro da prefeitura, e uma mulher que estava no outro automóvel, fossem carbonizados.
 
"A gente chegou, e tinha uma criança pedindo socorro, estava com uma perna quebrada e o fogo já estava próximo dele. Eu o peguei, levei para cima da pista. [...] Depois minha sogra ouviu alguém gritando socorro!, no outro carro. O fogo já estava chegando perto desse carro. Fui lá, tirei uma pessoa que estava falecida de dentro e depois tirei a pessoa que estava viva. Uma outra pessoa me ajudou a carregar ela para a pista", contou.
 
Domingos ficou no local até a chegada das equipes de socorro, e depois deixou o local para preservar a própria família. Ele viajava de volta para casa, em São Raimundo Nonato, com a esposa, a sogra e os quatro filhos.
 
"Só hoje é que estou sentindo, na realidade. Na hora, com o sangue quente... só agora estou sentindo a emoção. Foi uma situação muito triste, pelas pessoas que partiram. não consegui dormir ainda. Mas a gente fica emocionado também pelas duas pessoas que a gente salvou. Essa cena infelizmente não sairá da minha mente", comentou.

O acidente
Imagem: Divulgação /PM-PICarros incendiados(Imagem:Divulgação /PM-PI)Carros incendiados
 
De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, um carro bateu em um animal na pista, desgovernou-se e colidiu contra outro veículo que trafegava na pista contrária da PI-140. Em seguida, outro automóvel se envolveu no acidente. No local, foram encontrados dois carros incendiados e outro carro em uma ribanceira.
 
O Corpo de Bombeiros informou ao g1 que, das oito pessoas mortas, sete morreram carbonizadas e uma foi encontrada morta no meio da estrada.
 
As vítimas foram identificadas como:
 
Doraci Pereira da Silva;
Jaqueline da Silva Santana;
Georgina da Silva Santana;
Milena Rodrigues;
Rafael dos Santos;
Haroldo Carvalho da Silva, motorista do carro da prefeitura de Itaueira;
Francidalva Ferreira, a mãe;
O recém-nascido, que não teve o nome divulgado.

Imagem: Divulgação Doraci Pereira da Silva; Georgina da Silva Santana; Milena Rodrigues e Jaqueline da Silva Santana.(Imagem:Divulgação )Doraci Pereira da Silva; Georgina da Silva Santana; Milena Rodrigues e Jaqueline da Silva Santana.

Em relação aos feridos, eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados ao Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Eles foram identificados como: Dorete Rodrigues Pereira, Lucas Rodrigues, Charles da Silva Ramos, Charles da Silva Ramos Filho e Eloísa. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.
 
Mãe e bebê faleceram
 
Francidalva Ferreira, uma das vítimas do trágico acidente na PI-140 que matou oito pessoas e feriu cinco, havia dado à luz há poucos dias no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. No momento da colisão, ela retornava com o filho recém-nascido para Itaueira, cidade onde residia. A informação foi divulgada ao g1 pela administração do hospital de Itaueira neste domingo (10).
 
A mulher deu entrada no hospital na quinta-feira (7) e logo foi transferida para o Tibério Nunes, onde aconteceu o parto. Conforme a administração da unidade de saúde de Itaueira, um carro da prefeitura do município foi enviado para Floriano para buscá-la, pois não havia a necessidade de a mulher e o bebê serem transportados em uma ambulância.
 
A Prefeitura de Itaueira lamentou a morte das pessoas durante o trágico acidente nas redes sociais. Confira a nota de pesar:
 
O Prefeito Municipal de Itaueira, Dr. Osmundo de Moraes Andrade, solidariza-se com todos os familiares e amigos das vítimas do trágico acidente de trânsito ocorrido na noite passada.
 
Neste momento de profunda dor e pesar, a administração municipal aproxima-se da emoção que une toda população itaueirense, na certeza de que todas as famílias possam ser acolhidas pelo sentimento maior da compaixão e solidariedade.
 
Estamos em luto!

Tópicos: carros, fogo, incendiados