Técnicos promovem conscientização sobre espécies em extinção no Dia Nacional de Defesa da Fauna

23/09/2023 12h06

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/InstagramEquipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e brigadistas percorrem comunidades rurais em Floriano para alertar sobre preservação.(Imagem:Reprodução/Instagram)Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e brigadistas percorrem comunidades rurais em Floriano para alertar sobre preservação.

Na última sexta-feira (22), em celebração ao Dia Nacional de Defesa da Fauna, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais uniram forças com os brigadistas PREVFOGO/IBAMA para uma importante missão: conscientizar e alertar sobre a situação crítica de espécies silvestres ameaçadas nos biomas do cerrado e caatinga.

As comunidades do Retiro do Amolar e Sapé, localizadas na zona rural de Floriano, foram o epicentro dessa iniciativa voltada para a preservação da biodiversidade local. Durante a visita, os especialistas promoveram uma conversa esclarecedora com os moradores, compartilhando informações cruciais sobre as espécies que estão em processo de extinção na região.

Para reforçar a mensagem, os moradores receberam um material informativo completo, repleto de dados e imagens das espécies em perigo. Essa ação visou criar uma conexão entre a comunidade e a rica fauna que habita seus arredores, ressaltando a importância de sua preservação.
Imagem: Reprodução/InstagramTécnicos promovem conscientização sobre espécies em extinção no Dia Nacional de Defesa da Fauna.(Imagem:Reprodução/Instagram)Técnicos promovem conscientização sobre espécies em extinção no Dia Nacional de Defesa da Fauna.

Além disso, placas de identificação e alerta foram estrategicamente fixadas em trechos onde há maior incidência de atropelamentos de animais silvestres. Essa medida prática visa reduzir os impactos negativos causados pela interação entre humanos e fauna, promovendo um ambiente mais seguro para ambas as partes.

A preservação das espécies silvestres não é apenas uma questão de proteção dos animais, mas também de equilíbrio na cadeia alimentar e nos biomas. Cada organismo desempenha um papel vital no ecossistema, e a perda de uma espécie pode desencadear efeitos em cascata, afetando toda a teia da vida.

Essa iniciativa na zona rural de Floriano representa um passo importante na direção da conscientização e ação efetiva para a conservação da fauna brasileira. Com o engajamento da comunidade e a colaboração de organizações e órgãos ambientais, é possível garantir um futuro mais sustentável e equilibrado para as próximas gerações.




*Com informações da PMF

 

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano