Teatro Maria Bonita, em Floriano, recebe espetáculo Vestida de Roça com sessões gratuitas
04/12/2025 15h44Fonte Governo do PiauÃ
A Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) leva ao Teatro Maria Bonita, em Floriano, o espetáculo “Vestida de Roça”, do Grupo Casulo de Teatro, em duas sessões gratuitas neste final de semana. As apresentações acontecem no sábado (6), às 20h, e no domingo (7), às 18h, com classificação livre.A obra é um retrato sensível do cotidiano rural piauiense, contado pela perspectiva feminina, em um tempo marcado pela ausência de energia elétrica, escolas e água encanada. A dramaturgia nasceu de relatos reais de idosas dos povoados Serrinha e Veredas, no município de São Francisco do Piauí, entrevistadas entre maio e julho de 2024 pelo projeto Rememórias, iniciativa inovadora que buscou dar voz às idosas da região, permitindo que compartilhassem suas experiências e histórias de vida através de áudio dramas.
A peça recria o universo dessas mulheres que enfrentaram a dureza da fome e do trabalho infantil, mas também experimentaram a leveza da juventude, da convivência comunitária e da maternidade. Em meio à falta de quase tudo, “Vestida de Roça” evidencia a força de quem caminha descalça no chão quente – muitas vezes com os chinelos nas mãos para preservá-los – e segue adiante com coragem e bom humor.
Imagem: Ascom Secult
As apresentações acontecem no sábado (6), às 20h, e no domingo (7), às 18h, com classificação livre.
As apresentações acontecem no sábado (6), às 20h, e no domingo (7), às 18h, com classificação livre.O espetáculo resgata brincadeiras tradicionais como corre-corre lacaxia, lagarta pintada, meu lado direito e boca de forno, memórias de uma infância vivida numa zona rural ainda não transformada pelo progresso. O público também encontra cenas emblemáticas do sertão, como o transporte de água na cabeça, o forró iluminado por candeeiros e os causos assombrados que animavam as noites.
A narrativa aborda ainda a perda de memória senil por meio da personagem Idosa, que percorre um dia em busca de uma companhia ausente, revisitando lembranças de sua própria história. Em um momento interativo, espectadores idosos são convidados a contar histórias de infância, tornando-se protagonistas de suas próprias memórias.
A encenação também é musical, com quatro canções compostas especialmente para a montagem.
O elenco é formado por Janaína Oliveira, Lucy Sousa, Vânia Rodrigues, Doraci Fernandes, Fagner Penha, Rodrigo Silva, Lu Nascimento e Mary Quaresma. O texto é assinado por Railson Gomes e Mary Quaresma, que também dirige o espetáculo. Os arranjos musicais são de Amorim Júnior.









