Site de notícias dá resposta por "ofensas" de Almir Reis e Enéas Maia

29/08/2016 11h35


Fonte Com informações do piauinoticias.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarAlmir Reis e Enéas Maia(Imagem:Divulgação)Almir Reis e Enéas Maia

O site piauinoticias.com se manifestou nesta segunda-feira (29), com direito de resposta às declarações dos líderes políticos Almir Reis e Enéas Maia, após publicação de reportagem no referido portal no dia 14 de julho.

Assim sendo, após mais de 30 dias da matéria publicada foi analisado o mérito do fato, que na realidade se tornou polêmico e um dos mais comentados naquela semana; neste sentido, decidiu invocar a prerrogativa ofertada pelo inciso LV, do artigo 5º, da Lei das Leis, que assim determina aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; (grifo nosso)


Segundo o site de notícias, naquela oportunidade, era anunciado um possível entendimento entre eles, pré-candidatos, visando às eleições de outubro de 2016. Assim, o fato foi noticiado de forma profissional, após informações de fontes ligadas a ambos os políticos, antes das convenções, de que um candidato seria vice e o outro prefeito em uma chapa, respectivamente. Por tanto, essa hipótese política da época irritou as lideranças que não se contiveram com a notícia veiculada. De modo que, fizeram publicações hostis ao piauinoticias.com.

A liderança Sr. Enéas Maia citou o “piauinoticias” como um meio de comunicação tendencioso, que não tem credibilidade, nem responsabilidade. E que, se a matéria não fosse retirada do ar processaria o site. Como se não bastasse, destratou um dos profissionais do portal. Por último, falou em processo novamente chegando a citar que a publicação da matéria era um ato irresponsável e de canalhice. Disse de forma penetrante “Se você não tirar agora a matéria vou entrar em contato com os meus advogados e estarei abrindo um processo contra você”.

Sem rodeios, a liderança Sr. Almir Reis também não gostando da hipótese política comentada, na ocasião da publicação da matéria, usou sua linha do tempo no facebook para dirigir ao site piauinoticias palavras como mentira, irresponsável; e disse repudiar o ato da publicação.

Como é sabido de todos ou de muitos, o portal nesses 8 anos e 11 meses de existência procurou noticiar matérias de forma que não prejudicasse pessoa alguma; nesta esteira, visou dar publicidade ao que de fato as pessoas querem saber, ou seja, ao que interessa ao público leitor. Às vezes algumas pessoas, logicamente, desconhecem os parâmetros existentes na comunicação jornalística.

Para melhor esclarecimentos aos internautas, em jornalismo um dos vieses de “furo” entendemos ser a gíria profissional para a informação publicada em um veículo de comunicação antes dos demais. Geralmente, o furo é dado quando uma equipe de repórteres e/ou editores conseguem apurar uma notícia, um fato ou um dado qualquer e os publica sem que os veículos concorrentes tenham acesso a eles primeiro.

De forma singela, no caso de fontes são os portadores de informações em jornalismo. Por conseguinte, podem ser pessoas falando por si ou coletivamente; além de documentos escritos ou audiovisuais, por meio das quais tomam conhecimento dessas informações, podendo ser opiniões ou dados; concluindo-se, verificam o rigor dos dados obtidos ou aferem a veracidade dos juízos de valor que se lhes foram apresentados.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: processo, portal, fato