SINTE discute Plano de Cargos, Carreiras e Salários com trabalhadores em educação

19/08/2025 11h59


Fonte Assessoria de comunicação

Imagem: DivulgaçãoSINTE discute Plano de Cargos Carreiras e Salários com trabalhadores em educação.(Imagem:Divulgação)SINTE discute Plano de Cargos Carreiras e Salários com trabalhadores em educação.

O SINTE Regional de Floriano participou da discussão, em um seminário, sobre o plano de Cargos Carreiras e Salários – PCCS, dos profissionais da educação do Piauí, realizado no auditório da Tupperware, no Cento de Teresina na sexta feira, dia 15.

Foi debatida a reestruturação do PCCS, onde colocou-se a proposta inicial para apreciação da categoria, o assessor politico e jurídico da CNTE, Eduardo Ferreira, apresentou o texto base que será levado ao governo do estado para ser discutido, foram explanados através de slides toda a conjuntura da proposta onde podemos elencar como principais pontos: a exigência de concurso público; melhorias nas condições de trabalho (principalmente nas escolas de tempo integral) tanto estruturais como pedagógicas; reformulação da tabela salarial para os funcionários da educação e professores.

A presidente estadual Profª Paulina Almeida, destacou a relevância do momento: “Não adianta ter uma proposta se ela não for discutida e fortalecida coletivamente pela categoria. Esse é um trabalho que envolve assembleias, reuniões e plenárias, para que ao final, possamos chegar a um documento sólido, construído com a participação de todos. Essa luta não é só da direção, é de todos os trabalhadores da educação”.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSINTE Regional de Floriano (Imagem:Divulgação)
Os representantes da regional, vice-presidente Romildo Barros e Diretora de Assuntos Educacionais Socorro Marreiros, que participaram do evento, mostraram-se satisfeito com o exposto, viram no projeto uma real oportunidade de melhorias para a classe trabalhadora da educação, com ganhos tanto na questão pedagógica como financeira, onde foram totalmente refeitas as tabelas de vencimentos, tanto para professores como para funcionários administrativos.

Após analise do projeto pelos presentes, feito o acolhimento das sugestões e suas devidas alterações. Agora é levar a proposta para o governo do estado e aguardar as rodadas de negociação, pela comissão que é composta por seis membros, sendo três representantes do SINTE e três do governo. A cada rodada o plano será reapresentado a categoria para nova analise, até que se chegue a um denominador comum entre trabalhadores da educação e governo do estado.


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: governo, proposta, categoria