Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano é denunciado por irregularidades

02/06/2019 09h41

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Floriano foi denunciado numa emissora de rádio local na última quinta-feira (30/05). Segundo o denunciante, identificado apenas por Carlinhos do bairro Princesinha, o sindicato estaria praticando irregularidades beneficiando alguns moradores [do bairro acima citado] para obtenção de aposentadoria sem atender aos requisitos legais.

Em contato com a emissora de rádio, a vice-presidente da entidade, Francisca Lima, popularmente conhecida como Chiquita, veio a público para fazer os esclarecimentos diante da denúncia.

“O sindicato não tem o poder de aposentar, ele tem poder de encaminhar após uma análise de documentação. Conhecendo a pessoa, sabendo a propriedade, mas quem se auto aposenta é própria pessoa através de sua documentação. Se a pessoa mora em Floriano e não exerce atividade rural realmente não tem como se aposentar, se não tiver documentos comprobatórios, se não exercer a função de horticultor, porque a lei diz que não é o endereço de moradia, é a sua atividade rural que lhe aposenta”, disse.

Segundo Francisca Lima, no bairro Princesinha existem horticultores, e no entanto são sócios do sindicato, já que exercem atividades explorando a horta comunitária.

“O bairro Princesinha era zona rural e hoje ele se desenvolveu. Então todas as pessoas que são horticultoras do bairro Princesinha e que chegam ao sindicato para acessar qualquer tipo de benefício nós averiguamos, buscamos informações concretas e orientamos o que a pessoa necessita ser e ter. Essa denúncia não se procede na questão de que o sindicato não encaminha pessoas que realmente não se enquadra com o segurado especial agricultor, o que nós não fazemos é agregar essa pessoa a nossa categoria”, enfatizou.
Imagem: FlorianoNewsJucinaldo Roseno da Silva, presidente Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Jucinaldo Roseno da Silva, presidente Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano.

Procurado pela reportagem do Portal FlorianoNews, o presidente Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jucinaldo Roseno da Silva, concedeu entrevista na manhã de sábado (01/06) e explanou sobre o questionamento noticiado.

“Se essa pessoa foi associada ao sindicato é porque com certeza ela atende os requisitos legais do estatuto sindical da nossa entidade. Na época ela foi associada na zona rural e atualmente exerce atividade como horticultora, que tá dentro do estatuto do sindicato, então quem trabalha com horta é segurado especial. Nós consideramos que para fazer uma denúncia como essa precisa ter uma comprovação em mãos, porque é uma coisa muita séria fazer um questionamento dessa relevância. Estamos esperando esse cidadão para atender e ver o que ele quis questionar, nós queremos ver a prova material que vai fazer essa comprovação, agora se ele não aparecer no sindicato infelizmente nós podemos considerar muito frágil essa denúncia e um ato mentiroso. O sindicato sempre honrou com o que fez e sempre honrará, finalizou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook