Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano debate mudança na Previdência Social

27/03/2019 11h20

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na manhã desta quarta-feira (27), aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Floriano (SEMDAS), uma assembleia geral promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Floriano (STTR).

No encontro, que contou com a presença de representantes de todos os polos sindicais do STTR e FETAG, foi discutido um prognóstico sobre as mudanças nas normas da Previdência Social.

O principal alvo de questionamento dos produtores rurais é a Medida Provisória 871, de 18 de janeiro, que transfere dos sindicatos para as prefeituras a comprovação do tempo trabalhado no campo, criando um Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para segurados rurais. Com o fim da Declaração de Atividade Rural emitida pelos sindicatos, a aposentadoria também deverá ser homologada por uma Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), credenciada no Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Imagem: FlorianoNewsSindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano debate mudança na Previdência Social.(Imagem:FlorianoNews)

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), apenas 3% dos agricultores estão cadastrados no CNIS. Representantes da entidade alertam que a transferência de autoridade para as prefeituras pode abrir espaço para situações de corrupção, onde políticos poderiam utilizar o reconhecimento do tempo trabalhado por votos e apoio político nas eleições.

A MP 871/19 tem também como proposta revisar os benefícios de aposentadorias rurais e benefícios previdenciários por invalidez, a prestação continuada da Assistência Social, entre outros direitos sociais dos trabalhadores e das pessoas mais vulneráveis. Por meio dessa Medida Provisória, benefícios concedidos podem ser cancelados.

Imagem: FlorianoNewsSindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano debate mudança na Previdência Social.(Imagem:FlorianoNews)

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano