SEMAN: Projeto Ecotampas recolhe mais de 300 kg de tampinhas em 2023

11/11/2023 21h49


Fonte Secom

Imagem: SecomSEMAN: Projeto Ecotampas recolhe mais de 300 kg de tampinhas em 2023.(Imagem:Secom)SEMAN: Projeto Ecotampas recolhe mais de 300 kg de tampinhas em 2023.

O Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recurso Naturais (SEMAN), realizou, na segunda-feira, 06, o recolhimento e pesagem de tampas de metal em estabelecimentos revendedores de bebidas que são parceiros do Projeto Ambiental Ecotampas.

O Ecotampas objetiva dar destinação correta às tampas de garrafas coletadas pelo projeto, encaminhando-as à reciclagem, uma vez que o tempo de decomposição desse tipo de material pode levar até 500 anos. O projeto teve início no ano de 2021 e contava, inicialmente, com a parceria de bares e restaurantes localizados no Cais da Beira-Rio. Atualmente, possui 14 ecopontos de coleta/entrega voluntária na cidade de Floriano.

No ano de 2022 foram recolhidos 103,5 Kg de tampinhas. Em 2023, esse número praticamente triplicou, alcançando o equivalente a 307,5 kg coletados até o momento. Só neste mês de outubro, foram recolhidos 46 kg de tampinhas evitando o descarte irregular, contribuindo para um meio ambiente sustentável. O recolhimento das tampas ocorre de janeiro a dezembro.

Através do projeto, o potencial de arrecadação dessas tampas é significativo, tendo em vista o grande número de empresas que atuam direta e indiretamente no setor de bebidas em Floriano. Segundo a secretária da SEMAN, Haila Oka, “a tampinha de metal é um material presente em grande quantidade nos empreendimentos que vendem bebidas na cidade e parte desses comerciantes faz o descarte de forma irregular, trazendo sérias consequências ao meio ambiente. Então você, florianense ou visitante, colabore com o meio ambiente depositando as tampas nos coletores do ECOTAMPAS espalhados pela cidade”, ressaltou a secretária.

Você pode entregar suas tampinhas nos seguintes Ecopontos:

- Restaurante Velha Raposa
- Grill e Beer
- Espetinho do Oséas
- Espeto na Praça
- Pit Stop (São Jorge Super)
- Boteco Gelado (Mix Mateus)
- Restaurante Flutuante
- Zé do Flutuante
- Rio das Garças
- Restaurante Velho Monge
- 354 Hamburgueria e Pizzaria
- Café Del Rio
- Restaurante Carinhoso
- Crepe Beira Rio


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews