SEMAN alerta presidentes de bairro para prevenção e combate às queimadas e focos de incêndio

28/07/2019 10h29


Fonte Secom

Imagem: SecomSEMAN alerta presidentes de bairro para prevenção e combate às queimadas e focos de incêndio. (Imagem:Secom)

Faltam apenas alguns meses para o B-R-O BRÓ, mas a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Floriano já iniciou ações de prevenção e combate às queimadas, antes do período mais quente do ano. Nesta sexta-feira (26), a Secretaria em parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros reuniu-se com presidentes de bairro de Floriano para um diálogo preventivo sobre os índices de focos de incêndio e queimadas no município, bem como alternativas para reduzir estes casos.

A subtenente Gildete, representante do Corpo de Bombeiros evidenciou que somente este ano, o órgão já atendeu à 41 solicitações em 22 bairros de Floriano com ocorrência de focos de incêndio, sendo a Vila Leão o bairro de maior número de terrenos baldios com vegetação seca predominante, principal causa do aumento das queimadas. Além disso, abordou sobre medidas preventivas, atuação do órgão neste período e como a população pode agir ao detectar situações como essa. “Com um pouco de informação sendo repassada e diálogo com seu vizinho você já evita que outros casos ocorram”, afirmou.

Cerca de 95% das queimadas são causadas pela ação humana, sendo apenas 5% por causas naturais. Estas foram as estatísticas apresentadas pela Secretaria que, desde 2017, vem desenvolvendo ações de prevenção e combate na zona urbana e rural. “Somos um dos poucos municípios que além do Corpo de Bombeiros, também possuímos uma Brigada de Incêndio, que em 2019 iniciou suas atividades antes do período determinado devido à grande incidência dos focos de incêndio e queimadas.”, finalizou Manuela.
Imagem: SecomSEMAN alerta presidentes de bairro para prevenção e combate às queimadas e focos de incêndio(Imagem:Secom)

A ocasião também abriu espaço para que cada representante apresentasse suas propostas e reivindicações para composição do cronograma de ações a serem realizadas pela Secretaria a partir de agosto. De acordo com Manuela, também será feita uma reunião posterior com os proprietários dos terrenos para que haja um diálogo e orientação sobre a problemática. “Não vamos apenas notificar, mas também conversar com os proprietários para que eles estejam fazendo a limpeza dos terrenos e contribuindo para a redução do problema ”.

A ação faz parte da campanha "B-R-O BRÓ sem incêndios e queimadas", que frisa neste ano as consequências destas práticas para o meio ambiente e para saúde da população. O dia "D" da campanha está previsto para o dia 07 de agosto.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: bombeiros, focos, queimadas