Seduc realiza capacitação de supervisores para o Educacenso 2015

30/06/2015 15h22

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Diretores, secretários e coordenadores das escolas públicas estaduais e municipais participaram, na manhã desta terça-feira (30), de uma capacitação para o Educacenso 2015.

O treinamento, organizado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), aconteceu no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional de Floriano (CEEP) e teve como objetivo conscientizar os gestores da importância da inserção correta dos dados relativos ao censo escolar e apresentar as funcionalidades do Educacenso, o sistema eletrônico de coleta de informações educacionais que permite a coleta, migração e alteração de dados educacionais das escolas.

Imagem: FlorianoNewsSeduc realiza capacitação de supervisores para o Educacenso 2015.(Imagem:FlorianoNews)

Participaram da capacitação gestores e representantes de escolas de Floriano e de outros 13 municípios jurisdicionados à 10ª Gerência Regional de Educação (GRE).

Segundo o Gerente da 10ª GRE, professor Miguel Vieira, a capacitação serviu para nortear os gestores acerca da inserção de dados no Educacenso.

“É um treinamento onde depois esses supervisores retornarão aos seus municípios de origem e às suas escolas, e a partir daí vão colher os dados e fazer o censo escolar, onde posteriormente determos um raio-X do quantitativo e qualitativo de escolas e alunos por nível, faixa etária, enfim, todas as informações para que a Secretaria de Educação e o MEC possam trabalhar no sentido de fazer as suas diretrizes e planejar melhor o funcionamento da educação no Brasil”, declarou.

Imagem: FlorianoNewsMiguel Vieira(Imagem:FlorianoNews)

O Censo Escolar é o levantamento estatístico de toda a rede de ensino pública. Trata-se de instrumento de coleta de informação sobre número de alunos e matrículas, estabelecimentos de ensino, funções docentes, movimentação e rendimento escolar e modalidades de ensino da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental, ensino especial e educação de jovens e adultos (EJA).

As informações são base para elaboração de políticas públicas e distribuição de recursos dos governos federal, estadual e municipal, como o Plano de Ações Articuladas, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Mais Educação, Educação de Tempo Integral, entre outros.

Imagem: FlorianoNewsSeduc realiza capacitação de supervisores para o Educacenso 2015.(Imagem:FlorianoNews)

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews