Secult define data para entrega da reforma do Espaço Cultural Maria Bonita

22/07/2015 14h22


Fonte Governo do Piauí

A reforma do Espaço Cultural Maria Bonita, em Floriano, já tem data para conclusão. As novas instalações serão entregues à população do município no dia 12 de setembro. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Cultura, Fábio Novo, que se reuniu, na manhã desta quarta-feira (22), com o proprietário da empresa responsável pela obra, Antônio Uchôa, e com a coordenadora de Registro e Conservação da Secretaria Estadual da Cultura, Patrícia Mendes.

“Essa é uma obra muito importante para o município e foi uma das nossas ações prioritárias assim que assumimos a gestão da Secretaria. Queremos levar mais atrações culturais para esse espaço”, diz o secretário estadual da Cultura, Fábio Novo, que esteve em Floriano, no início do mês, vistoriando as obras.

Imagem: Ascom Secult Secretário Fábio Novo confere a reforma do Espaço Maria Bonita.(Imagem:Ascom Secult) Secretário Fábio Novo confere a reforma do Espaço Maria Bonita.

Para a coordenadora de Registro e Conservação da Secult, Patrícia Mendes, a reforma do Espaço Cultural Maria Bonita, visa dar vida a uma edificação tombada de importância ímpar para a história do Piauí e para a sociedade em geral.

"Uma das marcas da Secretaria da Cultura é o resgate e preservação do Patrimônio Cultural do Piauí, prestando total apoio às manifestações tradicionais existentes e revitalizando as expressões em vias de desaparecimento, restaurando e conservando monumentos e edificações de importância e significado histórico, ampliando e diversificando acervos”,
destaca Patrícia Mendes.

Imagem: Ascom SecultSecretário Fábio Novo se reúne com diretor da empresa responsável pela reforma do Espaço Maria Bonita.(Imagem:Ascom Secult)Secretário Fábio Novo se reúne com diretor da empresa responsável pela reforma do Espaço Maria Bonita.

A reforma no local foi iniciada em janeiro de 2014 e paralisada no mesmo ano, por conta da necessidade de adequação no projeto original. As obras foram retomadas em junho deste ano e o secretário Fábio Novo pediu mais agilidade para garantir a conclusão da reforma o mais rápido possível. De acordo com o proprietário da construtora responsável, Antônio Uchôa, cerca de 85% da obra já foi executada.

“Falta instalar o sistema de som, fazer a climatização e a adequação da área externa. Ainda vamos fazer o revestimento com carpete e colocar as novas poltronas. Estávamos só aguardando a adequação no projeto”,
diz Antônio Uchôa.

História

O Espaço Cultural Maria Bonita funciona na Usina Maria Bonita, que foi uma pequena Capela da então Colônia de São Pedro de Alcântara. Localizada nos terrenos do Estabelecimento Rural, próximo a outro edifício onde funcionava a escola de artes e ofícios para filhos dos negros alforriados, a citada Capela compunha o conjunto arquitetônico conhecido como Área.

Com a desativação da Capela e com a expansão do núcleo comunitário, já com foros de cidade, a área do Estabelecimento Rural não merecia tanto interesse por parte dos seus habitantes. No dia 6 de fevereiro de 1922, o Intendente Antônio Luiz de Área Leão celebrou com a Casa do Maranhão um convênio para a instalação de uma máquina geradora de luz elétrica para a cidade.

Imagem: FlorianoNewsEspaço Cultural Maria Bonita(Imagem:FlorianoNews)Espaço Cultural Maria Bonita

Em 24 de fevereiro do ano de 1924 foi feita a inauguração da citada Usina Maria Bonita. Esse nome deve-se à existência de um motor anterior, de pouca potência, chamado “Lampião”. Na fachada do prédio foi colocado um relógio de duas faces e o mesmo funcionou até meados de 44/45. Atualmente, o local sedia o espaço Cultural Maria Bonita.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook