Secretário de Governo analisa projetos apresentados ao Poder Legislativo

04/12/2021 11h20

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarSecretário de Governo, Bento Viana.(Imagem:FlorianoNews)Secretário de Governo, Bento Viana.

O secretário de governo do município, Bento Viana, fez uma análise sobre alguns projetos apresentados à Câmara Municipal de Floriano, em especial aos projetos de concessão de serviços públicos, como o esgotamento sanitário, transporte público e o projeto da criação de novos cargos, sendo os dois primeiros vetado e o último, aprovado.

Bento Viana falou sobre o projeto de concessão do transporte público foi reprovado na sessão realizada no Poder Legislativo.

“A maioria dos transportes públicos são feitos através de concessões, que é o modelo que o município propôs, onde empresas especializadas participam do processo licitatório, onde é discutida a melhor tarifa para o usuário e consequentemente ofertar frotas novas, pontos de ônibus adequados e todo um serviço regular. Infelizmente a proposta não foi aceita por alguns vereadores da oposição e fica o questionamento: como resolver essa situação? Qual a proposta que eles tem para isso?”, indagou o secretário.

Sobre o projeto de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário ser destinado a uma empresa especializada, Bento afirma que o projeto se deu em razão de estudos feitos pelo Governo do Estado.

“O projeto se deu em razão de um estudo realizado pelo Governo do Estado, onde apontou uma série de falhas e ineficiências da Agespisa, ou seja, o próprio governo analisou e constatou a sua incapacidade de prestar esse serviço. Nós vivemos com a realidade de um sistema que foi entregue e já apresenta falhas na operação e toda uma série de transtornos, e isso está ligado a operacionalização do sistema”, disse Bento.

Com base em estudos por parte do governo municipal, segundo o secretário, foi analisado também uma proposta com a redução na tarifa de água da população.

“Chegou-se a propostas com redução na tarifa de água que iria baratear a conta final do esgoto e da água da população florianense, chegamos a desconto de até 17%, mas infelizmente essa proposta não foi aceita”, lamentou.

O projeto de lei que trata da criação de cargos foi aprovado no Legislativo por oito votos a seis, e de acordo com Bento, a criação dos cargos irá beneficiar a estrutura administrativa e consequentemente, a população.

“A criação de novos cargos tendem a modernizar a estrutura administrativa do município. A estrutura na maior parte dela está prevista com a lei de 2007, de lá pra cá é o mesmo quadro de funcionários que atende a população, mas a dinâmica administrativa mudou, as demandas sociais aumentaram, por esse motivo foi necessário a criação de novos cargos que visam a beneficiar a população. Toda essa criação de cargos foi feita de forma responsável, com estudo administrativo, com equacionamento do impacto financeiro e econômico ao orçamento do município”, finalizou o secretário Bento Viana.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: projeto, proposta, cargos