Secretaria Municipal de Educação de Floriano esclarece fatos inverídicos em nota oficial

07/09/2024 12h28


Fonte SEMED

Imagem: SecomSecretaria Municipal de Educação de Floriano.(Imagem:Secom)Secretaria Municipal de Educação de Floriano.

A Secretaria Municipal de Educação, vem a público, esclarecer acerca de fatos inverídicos divulgados nas redes sociais de um candidato a prefeito de Floriano, quanto aos seguintes pontos:
 
1) Falta de merenda nas escolas:
 
A Secretaria Municipal de Educação possui um cronograma de entrega da merenda com base no Plano de Alimentação Escolar que ocorre quinzenalmente com alimentos não perecíveis, como: arroz, carnes, óleo, feijão, macarrão, leite, sardinha, flocão de milho, farinha, entre outros; e semanalmente, por meio do fornecimento de produtos da agricultura familiar, como: frutas e verduras. A distribuição ocorre nas 42 escolas da rede municipal. Portanto, a informação de falta de merenda escolar é *inverídica*. Pelo contrário, este ano, por conta do Projeto Fortalecimento pela Aprendizagem, a quantidade de alimentos distribuídos nas escolas dobrou, passando de 4 para 9 toneladas de produtos da merenda escolar.
 
2) Regência dos professores:
 
Sobre a ausência de pagamento da regência para alguns professores, a SEMED informa que no edital de concurso público do ano de 2019 ficou estabelecido que a partir daquele período não ocorreria mais o pagamento de regência aos novos professores, razão pela qual os professores mais antigos recebem. Na época, o fato foi comunicado pelo próprio Sindicato da categoria, fazendo com que os novos professores que ingressaram nos quadros da educação tivessem o livro arbítrio de escolher.
 
3) Desconto duplo da previdência:
 
A Secretaria Municipal de Educação informa que o desconto duplo da previdência para os professores que atuam no segundo turno, ocorre em virtude de acordo entre a própria classe, através do SINTE e do SECOMPREV, com o objetivo de contribuírem com dois turnos e não apenas com um, não tendo o município vínculo direto com tais tratativas, sendo responsável somente pelo desconto oriundo do Fundo de Previdência Municipal. Ressalta-se que, o segundo desconto é opcional, podendo o professor solicitar, a qualquer tempo, desvincular-se da obrigação. Além disso, todos os professores da Rede Municipal recebem o aumento anual concedido pelo Governo Federal, independente da classe em que se encontram; e desde janeiro de 2024, através do Novo Plano de Cargos e Salários dos Professores, foi concedido um aumento de 3% a cada ano.
 
4) Falta de privacidade (ausência de salas de professores):
 
A Secretaria Municipal de Educação tem passado por um processo de reestruturação das escolas municipais. O que ocorre é que as estruturas antigas não possuem salas para professores; no entanto, todas as escolas que receberam reforma em sua estrutura foram criadas salas reservadas aos professores. A previsão é que todas as escolas sejam contempladas com estes espaços.
 
5) Monitores nas escolas integrais do município:
 
A SEMED informa que em Floriano, existe uma única escola em tempo integral, a Escola Raimundinha Carvalho, implantada no último dia 5 de agosto de 2024, contemplando a educação infantil e turnos do ensino fundamental. A escola possui um quadro de professores efetivos; e como reforço, para o contraturno dos alunos, conta com apoio de monitores que fazem parte do reforço escolar realizado através do Projeto Fortalecimento pela Aprendizagem.
 
Nylfrânio Ferreira
Secretário Municipal de Educação de Floriano
 

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano