Secretaria de Saúde realiza mobilização para incentivar vacina contra HPV e meningite

16/03/2017 15h50


Fonte SECOM

A secretaria de Saúde do Município de Floriano realiza mobilização para incentivar meninas e meninos a se vacinarem contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) a vacina será aplicada em meninas de 9 a 14 anos e meninos na faixa de 12 e 13 anos. A vacina para meningite C será aplicada em adolescentes de ambos os sexos de 12 e 13 anos, em dose única.

A meta é vacinar aproximadamente cerca de 3 mil adolescentes. Para reforça as estratégias de imunização serão realizadas nos postos de saúde e escolas ações, que tem como objetivo sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância da vacinação.

O Secretário de Saúde, Enéas Maia, ressaltou que o município está preparado para vacinar os jovens dentro da faixa etária priorizada.

“Estão disponíveis 17 salas de vacinação na cidade, já no interior a vacinação acontece de forma itinerante. Ou seja, as comunidades serão equipadas com sala de vacinação”,
afirmou o secretário.

Imagem: FlorianoNewsEnéas Maia participou de Seminário Nacional do ITV e de Encontro Regional do PSDB .(Imagem:FlorianoNews)

Com a inclusão dos meninos na vacinação do HPV, o Ministério da Saúde espera proteger e prevenir os meninos contra os cânceres de pênis, ânus, garganta e contra as verrugas genitais. Em homens e mulheres o pico de infecção é na adolescência. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo no mundo a oferecer a vacina contra o HPV em meninos.

Já a ampliação da vacina contra a meningite C em adolescente de ambos os sexos de 12 e 13 anos tem o objetivo de reforçar a eficácia da vacina meningocócica C, uma vez que, com passar dos anos, pode haver diminuição da proteção após a imunização, que acontece na infância e, apresenta rápida evolução, gravidade e letalidade, com potencial epidêmico.

“A proteção será maior se nós ampliarmos cada vez mais o calendário de vacinação. Lembrado do importante do cuidado, que pais e responsáveis devem ter com as cadernetas de vacinação que é um documento”,
enfatizou a coordenadora de Imunização Thais Braglia.

Imagem: FlorianoNewsThaís Braglia(Imagem:FlorianoNews)

As duas medidas fazem parte da estratégia do governo de ampliar a vacinação entre os adolescentes. Embora considerada importante, a tarefa esbarra na resistência desse grupo da população em procurar serviços de saúde.

Vacinação na Comunidade Tabuleirinho acontece nesta sexta, dia 17:

A Secretaria Municipal de Saúde convoca a comunidade Tabuleirinho, usuários da Unidade Básica de Saúde - UBS Nossa Senhora da Guia, para a mobilização de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) e Meningo C.

A vacina contra o HPV será aplicada em meninas de 9 a 14 anos e meninos na faixa de 12 e 13 anos. Os adolescentes de ambos os sexos de 12 e 13 anos serão imunizados também contra meningite C.

Pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação. Na ocasião será atualizado o cadastro da Balsa-Família.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano