Secretaria de Saúde realiza ação de conscientização e combate à Tuberculose em Floriano

04/04/2023 07h52

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/InstagramClique para ampliarSecretaria de Saúde realiza ação de conscientização e combate à Tuberculose em Floriano.(Imagem:Reprodução/Instagram)

No dia 29 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano realizou uma ação especial para conscientizar a população sobre a tuberculose, em alusão ao Março Vermelho, mês dedicado à luta contra a doença. A ação foi promovida pela Diretoria de Hanseníase e Tuberculose e aconteceu na Avenida Esmaragdo de Freitas.

A iniciativa teve como objetivo principal informar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da tuberculose, uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões, mas pode afetar outros órgãos do corpo. Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços gratuitos, como orientações sobre a doença, testes rápidos de tuberculose, avaliação médica e encaminhamento para tratamento, se necessário.

Além disso, os profissionais da saúde presentes também orientaram os moradores sobre os principais sintomas da doença, como tosse prolongada, febre baixa, suor noturno, perda de peso e fraqueza. Eles alertaram ainda sobre a importância de procurar um médico imediatamente caso apresentem esses sintomas, já que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

A ação da Secretaria Municipal de Saúde de Floriano foi muito importante para alertar a população sobre a tuberculose e incentivar a busca por tratamento adequado. A doença ainda é um grande desafio de saúde pública no Brasil e no mundo, mas com informação e prevenção é possível controlá-la e até mesmo eliminá-la.


*Com informações da Secom