Secretaria de Saúde leva atendimento às famílias da zona rural de Floriano

27/09/2019 08h30


Fonte SECOM

Na última quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano realizou uma ação de saúde itinerante na localidade Miroró. A comunidade, constituída principalmente por idosos, tem descendência quilombola e fica localizada entre os municípios de Floriano e Amarante.

Seu Teodoro Avelino, de 82 anos, é nascido e criado na região. Atualmente reside com a esposa que tem lesão na perna, difagia e vários problemas que impossibilitam sua locomoção.

"Aqui o acesso é muito difícil, tudo fica muito longe e eu não posso deixar a casa só, ai dificulta pra gente cuidar da saúde. Mas, quando eu vi vocês chegando, eu fiquei muito feliz, saber que vieram cuidar da gente", afirmou.

Imagem: SECOMSecretaria de Saúde leva atendimento às famílias da zona rural de Floriano.(Imagem:SECOM)

Buscando a equidade dos serviços ofertados pelo Município, a SMS deslocou equipes dos diversos seguimentos da Saúde Municipal que levaram atendimentos de porta em porta na região que reúne cerca de 18 famílias.

Um levantamento da área e das famílias foi feito para atualização e/ou cadastramento no SUS. Dentre os atendimentos disponibilizados, estiveram consulta médica, solicitação de exames, medicação, imunização,atendimentos de enfermagem (teste de glicemia e aferição de pressão), serviços odontológicos, atendimento psicológico. Além disso, colaboradores da Saúde Mental e Saúde da Mulher juntamente com o Conselho de Saúde compuseram as equipes de atendimento.

Em meio aos vários procedimentos realizados, a história e os desafios da comunidade marcaram a experiência dos diversos profissionais presentes. "A humildade e a história dessas pessoas são a recompensa do dia de hoje. Agora, nós partiremos para os encaminhamentos para assistir essas pessoas, como o carro para deslocamento para os atendimentos de saúde na cidade, bem como acompanhamento bimestral diretamente nas residências", afirmou James Rodrigues, secretário de Saúde.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano