Secretaria de Saúde e CTA realizam Testagem de Hepatites em Floriano

28/07/2023 11h05

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Nesta sexta-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu uma importante ação de saúde na Praça Coronel Borges. Durante a manhã, foi realizada a Testagem de Hepatites B e C em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas infecções.

A iniciativa ofereceu diversos serviços à comunidade, incluindo a testagem rápida para identificar os vírus das Hepatites B e C. Esses testes são fundamentais para detectar possíveis infecções de forma rápida e confiável, permitindo que os pacientes iniciem o tratamento o mais cedo possível, quando necessário, melhorando assim as chances de controle e recuperação.
Imagem: SecomSaúde de Floriano realiza ação de testagem para Hepatites Virais(Imagem:Secom)

Além disso, a ação disponibilizou a vacinação contra as Hepatites B, uma medida preventiva eficaz para evitar a disseminação da doença. A imunização é uma das principais formas de proteger a saúde da população e prevenir a propagação do vírus.

Durante o evento, também foram distribuídos preservativos, reforçando a importância da prevenção não só para as Hepatites, mas também para outras infecções sexualmente transmissíveis. A disponibilização de preservativos visa conscientizar a população sobre a necessidade do sexo seguro e responsável.
Imagem: SecomSaúde de Floriano realiza ação de testagem para Hepatites Virais(Imagem:Secom)

Outra informação relevante compartilhada durante a ação foi sobre a Profilaxia Pré-Exposição (Prep) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que são estratégias de prevenção ao HIV para pessoas que vivem em situações de maior vulnerabilidade.

Essa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Floriano e do CTA demonstra o compromisso das autoridades locais com a promoção da saúde e a prevenção de doenças na comunidade. A ação visa educar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde e realizar testes regulares, além de incentivar a busca por informações e orientações sobre as diversas formas de prevenção disponíveis.
Imagem: SecomSaúde de Floriano realiza ação de testagem para Hepatites Virais(Imagem:Secom)

Com a realização dessa ação de Testagem de Hepatites em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, a cidade de Floriano dá um importante passo para fortalecer a saúde pública e garantir que a população tenha acesso a informações e cuidados necessários para preservar seu bem-estar. A conscientização e a prevenção são essenciais para combater as Hepatites Virais e outras doenças, protegendo assim a saúde de todos os cidadãos.