Secretaria de Saúde divulga balanço parcial da 1ª etapa de vacinação contra a Gripe

06/04/2020 16h16


Fonte Secom

Imagem: SecomClique para ampliarCoordenação de Imunização de Floriano(Imagem:Secom)Coordenação de Imunização de Floriano
 A Coordenação de Imunização de Floriano divulgou os dados parciais da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe que vai até 15 de abril e tem como público alvo idosos e profissionais de saúde. “Precisamos destacar que ao todo a Secretaria de Saúde de Floriano recebeu, até agora, 6.690 doses. Essas vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde e estamos aguardando a chegada de novo material para continuar nosso trabalho”, disse James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano.

Segundo o DATASUS, Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil com base no Censo//IBGE de 2010, Floriano tem uma população de 6.403 pessoas idosas, ou seja, com idade acima dos 60 anos. Até a última sexta-feira, 03, foram aplicadas 5,147 doses correspondendo assim a uma cobertura vacinal de 80,38%.

Com relação aos profissionais de saúde, os dados disponíveis apontam que em Floriano existem 1.744 trabalhadores. O sistema aponta que desse total, 1.483 pessoas já foram vacinadas, ou seja, uma cobertura vacinal de 85,03%.

O Ministério da Saúde iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no dia 23 de março para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, mas irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento. O Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa no dia 16 de abril.

Com essa alteração, os professores da rede pública e particular passam a integrar o grupo prioritário da terceira fase, tendo em vista que as aulas estão suspensas. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews