Secretaria de Saúde de Floriano inicia testagem das equipes da Atenção Primária

14/08/2020 10h44


Fonte Secom

Imagem: SecomClique para ampliarSecretaria de Saúde de Floriano inicia testagem das equipes da Atenção Primária.(Imagem:Secom)

A Secretaria de Saúde de Floriano iniciou na tarde desta quinta-feira, 13, a testagem dos profissionais das equipes de Atenção Primária da Saúde do município. A primeira Unidade Básica a realizar o exame foi a UBS Pedro Simplício. James Rodrigues, Secretário de Saúde, explica que Floriano seguirá um cronograma que pretende testar 100% das equipes.

“Com planejamento, vamos fazer essa busca ativa com o intuito de dar mais segurança a nossos profissionais”,
disse.

O trabalho está sendo articulado pelo Centro de Referência para Síndromes Gripais da FUNASA. A rede municipal de saúde de Floriano conta com 17 unidades básicas de saúde, apesar na zona urbana. Para avaliar o cenário epidemiológico diante da pandemia do coronavírus, a Secretaria de Saúde vai intensificar a testagem para a doença nas próximas semanas.

Na oportunidade o Secretário James acompanhou esse processo juntamente com a Psicóloga Emília para além de implantar acolher todos os profissionais.

Segundo Meyrilene Ferreira, coordenadora do Planifica em Floriano, o teste rápido será usado como uma ferramenta de auxílio complementar no diagnóstico da COVID-19. “Ampliar a estratégia de testagem é crucial para controlar a epidemia causada pelo novo coronavírus”, explica.

Além dos testes sorológicos, a Secretaria de Saúde de Floriano vai oferecer acompanhamento psicológico aos profissionais que testarem positivo para a doença, como afirma a psicóloga Emília Moura. “Quando são acolhidos de maneira correta, os profissionais de saúde seguem com o tratamento adequado e poderão voltar mais rápido ao serviço e atuar com segurança no atendimento da população”.