Secretaria de Saúde de Floriano alerta para o aumento nos casos de dengue

05/05/2022 16h04


Fonte SECOM

Imagem: SECOMClique para ampliarSecretaria de Saúde de Floriano alerta para o aumento nos casos de dengue em 2022(Imagem:SECOM)Secretaria de Saúde de Floriano alerta para o aumento nos casos de dengue em 2022

Levantamento realizado pelo Departamento de Epidemiologia de Floriano apontou que os casos confirmados de dengue no município tiveram um aumento de 900% em relação ao ano passado. Nos quatro primeiros meses de 2021, foram confirmados 5 casos da doença em Floriano. Já em 2022, esse número saltou para 50 casos confirmados dos 100 que foram notificados.

De acordo com o Levantamento Rápido de Índices (Liraa) para Aedes Aegypti realizado pelo Centro de Zoonoses, o município se encontra em médio risco de infestação. Mas o diretor de Zoonoses, Thales Rodrigues, afirma que com o fim das chuvas esse patamar pode subir significativamente nos próximos meses. “A secretaria de Saúde tem reforçado as medidas para diminuir a proliferação do mosquito, porém temos que levar em consideração que devido a diminuição das chuvas, o número de casos podem aumentar. É preciso esclarecer que essa luta não é somente do município e precisamos da ajuda de todos os cidadãos”, afirmou.

Os bairros com maior índice para infestação Aedes Aegypti são:


Manguinha
São Cristóvão
Irapuá II
Centro
Bom Lugar
Tamboril
Bela Vista
Catumbi
Ibiapaba

Os bairros que já apresentaram casos confirmados de dengue são:

Alto da Cruz 01
Manguinha 03
Campo Velho 01
Bom Lugar 01
São Cristovão 01
Caixa D água 05
Cancela 02
Irapuá I 02
Irapuá II 03
Ibiapaba 01
Sambaíba Nova 05
Sambaíba Velha 03
Santa Rita 01
Taboca 01
São Borgea 04
Princesinha 01
Centro 08
N.Sra. da Guia 02
Matadouro 01
Viazul 01
Rede Nova 01
Riacho Fundo 01
Mimos 01
Manga 01

O Sistema LIRAa/LIA auxilia as análises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos, Breteau (% de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas à otimização e direcionamento das ações de controle de vetor; facilita a delimitação de áreas de risco entomológico; permite a avaliação de metodologias de controle, além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices para os parceiros internos e externos (população).

Chikungunya

Já os casos de febre chikungunya somam, em 2022, 26 confirmados. Até o mês de abril haviam sido notificados 46 casos suspeitos. Em 2021 não houve caso confirmado da doença em Floriano.

Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

Tópicos: casos, mosquito, positivos