Secretaria de Saúde comunica que a vacina BCG encontra-se disponível em Floriano

04/08/2022 14h29


Fonte SECOM

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSecretaria de Saúde comunica que a vacina BCG encontra-se disponível em Floriano(Imagem:Divulgação)Secretaria de Saúde comunica que a vacina BCG encontra-se disponível em Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, está sendo aplicada às segundas e sextas-feiras mediante agendamento prévio feito por meio da equipe da unidade básica de saúde Floriano (FUNASA).

O objetivo da medida é organizar o fluxo e evitar o desperdício do imunizante que, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), se encontra em baixo estoque. Na oportunidade, destacamos a importância do comparecimento no dia e horário agendado. 

O que é e para que serve a vacina BCG?

A vacina BCG é a vacina contra tuberculose e a principal maneira de prevenir que crianças contraiam a doença, principalmente nas formas graves. A tuberculose é uma doença grave transmitida pelo ar e pode atingir todos os órgãos do corpo, principalmente os pulmões.

Segundo o Ministério da Saúde, apesar da tuberculose ser uma doença antiga, ela continua sendo um problema de saúde pública e precisa continuar sob controle e monitoramento.
E apesar da vacina não ter 100% de eficiência, ela é a maneira mais eficaz em prevenir contra a meningite tuberculose e a tuberculose miliar, que são as formas mais graves da doença.
(BeepSaude)

Tópicos: vacina, tuberculose, doen?a