Secretaria de Educação lança edital de matrículas da Rede Municipal de Ensino de Floriano

29/12/2022 10h44

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsSecretaria Municipal de Educação - SEMED.(Imagem:FLorianoNews)Secretaria Municipal de Educação - SEMED.

O prefeito Antônio Reis e o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, lançaram, na manhã desta quinta-feira (29), o edital que fixa as datas e estabelece as orientações gerais e critérios para as matrículas da Rede Municipal de Ensino de 2023. Por enquanto, as escolas estão renovando as matrículas dos alunos que já estudam na rede municipal e que não ficaram retidos. 

De acordo com Nylfranyo Ferreira, as matrículas terão início no dia 9 de janeiro e acontecem de forma presencial, na escola em que o aluno deseja estudar. As vagas são para turmas no Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A rede municipal de ensino de Floriano está pronta, tanto na sede como zona rural, e forma uma única rede que está a partir do dia 02 de janeiro acolhendo as matrículas. Hoje nós temos 42 escolas prontas para receber nossos alunos e também toda estrutura montada, tanta física como também pessoal, além de transporte e merenda escolar. Tudo preparado para esse momento”,
disse o secretário.
Imagem: FlorianoNewsNylfranyo Ferreira, secretário de Educação.(Imagem:FlorianoNews)Nylfranyo Ferreira, secretário de Educação.

Para a educação infantil e o ensino fundamental são necessárias as cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento; cartão de vacinação atualizado (no caso de matrícula no ensino infantil / creche / pré-escola); dos documentos de procedência escolar (declaração escolar, histórico escolar e/ou boletim escolar); além do cartão de benefício (para aluno de famílias beneficiárias de Programas Sociais do Governo - Bolsa Família) e, em caso de crianças com deficiências, cópias do cartão do SUS e do laudo médico constando o CID da deficiência.

Já para a EJA, devem ser apresentadas cópias dos documentos de RG, CPF, documentos comprobatórios da procedência escolar (declaração escolar, histórico escolar ou boletim escolar) e em caso de estudantes com deficiência, cópia de laudo médico constando o CID da deficiência.

A Rede Municipal de Educação de Floriano conta atualmente com 46 escolas, sendo 32 na zona urbana e 14 na zona rural. Eram 17 na zona rural, mas 3 escolas passaram por nucleação, que é o processo de deslocamento de crianças e jovens da mesma rede de ensino para outras escolas próximas, quando apresentam baixo número de matrículas. Desta forma, os alunos das localidades Barro Rachado e Mucambo foram nucleados para a escola do L3; e os alunos da comunidade Rio Branco para a escola do Boqueirão, sempre com a garantia do transporte escolar. 

“Quero convidar todos os pais para que traga os alunos porque nós estamos preparados para oferecer uma educação de qualidade cada vez mais. Nós estamos trabalhando cada vez mais para melhorar nossa rede de ensino. Precisamos urgentemente aumentar a nossa quantidade de alunos porque a nossa receita depende da matrícula e para ter um ensino de qualidade nós temos que ter dinheiro. Então, o dinheiro da educação está sendo aplicado com muita eficiência, estou colocando mais recursos, além do que vem de Brasília, recurso próprio, para melhorar cada vez mais as escolas e a família deve acreditar nisso. Nós temos que acreditar em nossa rede, essa rede ela é grandiosa, por isso estou aqui neste momento prestigiando este grande lançamento do edital de matrícula, porque eu preciso trabalhar cada vez mais e para trabalhar eu preciso de receita e você tem que acreditar em nossa rede que é uma rede competente, eficiente e em 2023 vai ser melhor ainda”, declarou o prefeito Antônio Reis.
Imagem: FlorianoNews Secretaria de Educação lança edital de matrículas da Rede Municipal de Ensino de Floriano. (Imagem:FlorianoNews)

INGRESSO NAS CRECHES


Para ingresso nas creches, as crianças devem ter dois anos completos ou a completar até o dia 31 de março de 2023. Já na zona rural, poderão se matricular na pré-escola crianças a partir dos 4 anos ou que completem a idade até 31 de março.

O secretário municipal de Educação, Nylfranyo Ferreira dos Santos, alerta para as quantidades de alunos por turma.

“Nós temos número certo de vagas em cada escola. Nas creches, por exemplo, são 10 vagas por turma para salas com crianças de 2 anos de idade, e 15 vagas para turma com crianças de 3 anos. Já as turmas de Pré podem ter até 20 crianças, sendo uma turma para a faixa etária de 4 anos e outra para 5 anos”, disse.

ENSINO FUNDADENTAL E EJA

A idade mínima para ingresso no ensino fundamental é de 6 anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2023. Já para EJA, o jovem deve ter, no mínimo, 15 anos completos ou a completar até 31 de março de 2023.

No Ensino Fundamental, as turmas dos anos iniciais (1º ao 5º ano) terão até 25 estudantes. E as dos anos finais (6º ao 9º ano) até 35 alunos.

A EJA terá 25 alunos nas turmas dos anos iniciais, e 35 nas turmas dos anos finais.

O edital com todas as informações para matrículas será afixado nos murais nas escolas e na Secretaria Municipal de Educação. A previsão de início do ano letivo é dia 6 de fevereiro de 2023. 


*Com informações da Secom


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano