Secretaria de Desenvolvimento Rural de Floriano faz visita técnica a comunidades rurais

11/02/2022 12h00


Fonte Secom

Imagem: SecomSecretaria de Desenvolvimento Rural de Floriano faz visita técnica a comunidades rurais.(Imagem:Secom)

Na manhã desta quinta-feira (10), a Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SDR), realizou um evento de apresentação de produtos oriundos de matéria-prima da terra, com a participação de moradores das comunidades Vereda dos Cágados e Saco.

Desde 2021, uma equipe técnica da SDR realiza o acompanhamento técnico nas regiões rurais, onde são distribuídas sementes de feijão, manivas de macaxeira e ramas de batata biofortificados,ou seja, são três vezes mais ricos em ferro e zinco que os produtos tradicionais, um trabalho desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura de Floriano por meio da SDR e a Embrapa-Teresina.

As comunidades também cultivam hortícolas como alface, cheiro-verde, produzem poupa de frutas, galinha caipira, ovos e produtos de origem vegetal.Em 2021 foram inseridos na região 500 alevinos, em parceria com a Universidade Federal do Piauí e os peixes são comercializados.

Foram dona Luzia e seu Adelmar, moradores da comunidade Vereda dos Cágados, quem receberam a equipe da prefeitura e prepararam uma mesa farta com um pouco de tudo o que produzem, como bolo de arroz, pão caseiro, pão de queijo, buchada de bode, caldeirada de tilápia, macaxeira cozida, caldo de cana, sucos e outros alimentos.

Além do acompanhamento técnico, a equipe também visitou a horta comunitária da Vereda dos Cágados, onde cerca de 10 famílias cultivam cheiro-verde, cebolinha, alface, couve-flor, berinjela e outros produtos que são vendidos na Feira da Agricultura Familiar realizada pelo município de Floriano e em outros locais.

"Nossa ideia é dar continuidade ao trabalho, inclusive neste momento em que será introduzido o selo de inspeção municipal, para garantir a qualidade e segurança alimentar dos produtos",
disse Chico Alves, secretário de Desenvolvimento Rural.

O selo ajuda a inserir os produtores da agricultura familiar na venda de produtos para a alimentação escolar do Município.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: floriano, prefeitura, equipe