SEBRAE é parceiro da Prefeitura de Floriano no Projeto Simplificar

10/12/2015 10h58

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na última quarta-feira (9), o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizou um Workshop com os colaboradores da Prefeitura Municipal de Floriano, com o propósito de capacitá-los, e de promover uma reformulação do processo de abertura de empresas, através do sistema chamado Integrário que é o Integrador Estadual, pilotado pela Junta Comercial do Estado do Piauí (JUCEPI).

Segundo João Batista, Consultor de Negócio do SEBRAE Piauí, e implantador do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), falou que a Redesim é para a orientação de entidades públicas estaduais e municipais.

“A Redesim foi criada com o proposto para facilitar e democratizar o processo de abertura de negócios nos municípios, então a operalização vai ser fácil, a prefeitura esta sendo integrada neste momento ao sistema da rede sim e a partir de segunda-feira (14), estará respondendo as consultas de viabilidade de nome e de endereço através do sistema chamado Integradores Estadual”, disse João Batista.

Imagem: FlorianoNewsJoão Batista.(Imagem:FlorianoNews)Segundo João Batista, Consultor de Negócio do SEBRAE Piauí.

O principal objetivo do projeto é facilitar, desburocratizar, diminuir a formalização de abertura e fechamentos de empresas, e aumentar a eficiência e agilidade.

O Consultor de Negócios da SEBRAE/PI , ressaltou que a instituição é parceira de todas as entidades envolvidas na iniciativa,  e que é preciso construir um ambiente favorável ao empreendedorismo nos municípios.

“Nós estamos no inicio do projeto, Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos são as primeiras cidades que tem esse projeto, nos outros anos entraram todos os outros municípios. Qualquer cidadão que queira fazer consulta, ele pode entrar no site da Junta Comercial, registrar seus dados e fazer a consulta”
, finalizou João Batista.

A Redesim é um programa de políticas públicas, criado pela Lei 11.598 de 2007, para racionalizar os processos de registro e licenciamento empresarial. No Piauí, a implantação é uma ação conjunta da JUCEPI e SEBRAE-PI, por meio de um subcomitê gestor estadual.

Tópicos: empresas, sebrae, redesim