SDR visita comunidades rurais que irão receber o projeto do AGROIF Nordeste

16/09/2021 11h00


Fonte Secom


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA Prefeirura de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou visitas, na manhã desta quarta-feira, 15, de acompanhamento da equipe do projeto de Residência Pr(Imagem:Reprodução)

 A Prefeirura de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou visitas, na manhã desta quarta-feira, 15, de acompanhamento da equipe do projeto de Residência Profissional Agrícola em comunidades rurais de Floriano, liderada pelo diretor da Defesa Civil, Pablo Enrique e as coordenadoras do projeto prof.Dra. Deyse Naira Mascarenhas e Prof. Dra. Josimari Paschoalotto.

As comunidades visitadas foram o novo Papa Pombo, Vereda Grande, Vereda dos Cágados e Assentamento Coelho. Neste primeiro momento, foi realizada a fase de visitas das comunidades e famílias que serão atendidas pelo projeto que tem previsão de início em outubro, com duração de 12 meses.

O programa de residência profissional agrícola, faz parte do grande projeto AGROIF Nordeste, coordenado pelo IFPI, instituto Federal do Piauí e CTF, Colégio Técnico de Floriano, representando a Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde ambas firmaram parceria neste projeto.

Vereda dos Cágados, Coelho, Novo Papa Pombo, comunidade Grande Veredas e outra em Landre Sales, completando às 5 (cinco) comunidades beneficiadas com o projeto. A Secretaria de Desenvolvimento Rural, ficou responsável pela seleção das comunidades e acompanhamento da execução do projeto junto com a coordenação do projeto. Em cada comunidade, 10 famílias serão atendidas pelos técnicos.

*Sobre o projeto*

O projeto é dividido em dois núcleos: núcleo da residência profissional agrícola e núcleo URT. Na residência profissional agrícola, ela consiste em trabalhar com 5 ex-alunos do CTF (Colégio técnico de Floriano), do curso Técnico em Agropecuária, onde eles irão realizar assistência técnica rural em 5 (cinco) comunidades selecionadas, onde cada residente será responsável por 1 (uma) comunidade, e dentro dela eles ficarão responsável por 10 (dez) famílias, onde poderão atender nas necessidades deste a parte básica do sistema de produção na área vegetal, quanto no sistema de produção animais, até o produção finalizada, com a venda e fornecimento do produto, visando a agricultura familiar.

O segundo núcleo é o de Expansão de Tecnologia, difusão de tecnologia, levando em consideração a energia renovável, o uso de energia renovável, para que isso seja possível na prática será realizado a confecção de uma vitrine na fazenda experimental do Colégio Técnico de Floriano, onde ela vai ser constituída por placas solares, que irão fornecer energia solar para o sistema de irrigação, visando alimentar às forrageiras, e destas que se adequem a cada região, posteriormente serão distribuídas mudas, sementes entre outras, para os agricultores que tiverem interesse no cultivo.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: floriano, rural, comunidade