Saúde entrega dispositivos de locomoção no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

26/09/2022 14h05


Fonte SECOM

Imagem: SECOMClique para ampliarSaúde entrega dispositivos de locomoção no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência(Imagem:SECOM)Saúde entrega dispositivos de locomoção no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Multiprofissional de Saúde, realizou a entrega de 15 dispositivos (de locomoção e auditivo) para beneficiários florianenses. A entrega ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde e contou com a participação dos vereadores Daguia de Dona Bela e João Neto Gomes.

A secretária de Saúde, Caroline Reis, disse que nunca o município de Floriano realizou tantas entregas de dispositivos. "Desburocratizamos a demanda e o andamento dos processos. Centenas de pessoas já foram beneficiadas", afirma.

O que são os dispositivos de locomoção?

O uso de andador, muleta, bengala e cadeira de rodas são essenciais para a recuperação de pacientes em casos de acidentes, cirurgias ou doenças, bem como para trazer mais qualidade de vida e autonomia.

Nenhum dispositivo será o ideal para todas as situações. A seleção do dispositivo mais adequado depende da força do paciente, resistência, equilíbrio, função mental, funcionalidade e do local onde o indivíduo movimenta-se. As características das doenças, afetando os membros inferiores ou superiores frequentemente determinam qual o melhor dispositivo.

Estes dispositivos são ferramentas indispensáveis para a assistência em reabilitação. No entanto, para serem efetivos, dependem da correta prescrição, confecção, rotina de uso e acompanhamento. O encadeamento destas ações constitui um processo complexo e altamente técnico que, caso não seja seguido com rigor, pode levar à ineficácia do aparelho, piora do quadro da pessoa com deficiência, perda de procedimentos cirúrgicos e até provocar lesões graves e irreversíveis.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook