Saúde de Floriano tem uma das maiores médias de profissionais na assistência farmacêutica do Piauí

03/08/2020 14h43


Fonte Secom

Imagem: SecomSaúde de Floriano tem uma das maiores médias de profissionais na assistência farmacêutica do Piauí.(Imagem:Secom)

Em Floriano, cidade com 60 mil habitantes, a assistência farmacêutica é levada à sério. Prova disso é que o município conta com sete profissionais da área para atender a população, a média é uma das maiores do Piauí e ultrapassa até município maiores que a Princesa do Sul, como Parnaíba, na região norte que conta com apenas 6 farmacêuticos para uma população de 150 mil habitantes.

Esses profissionais são responsáveis pela assistência farmacêutica desde o momento da solicitação, aquisição, acompanhamento seguro de estoques até o momento final, ou seja, a dispensação para o paciente e usuário do sistema municipal de saúde.

“Quando você recebe seu medicamento aqui em Floriano, pode ter a certeza e garantia que ele supervisionado por um profissional farmacêutico mantendo os padrões de segurança e qualidade dos medicamentos dispensados. Isso significa mais saúde, mais qualidade de vida e claro, mais segurança ética para quem utiliza o serviço”,
disse James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano.

Além da dispensação de medicamentos, esses profissionais estão à frente de outros órgãos fiscalização como a Diretoria de Vigilância Sanitária, coordenada pelo Dr. Jussinaldo Duarte e farmacêuticos atuando no CAPS II e CAPS AD, Centro de Testagem e Aconselhamento de Floriano (CTA), além da Assistência Farmacêutica, estocagem e solicitação de medicamentos e mais um profissional atuando na 10ª Regional de Saúde voltando à medicação especial.

“Principalmente neste momento de pandemia a dispensação, estocagem e aprimoramento do serviço farmacêutico ganha mais importância e destaque. Assim temos mais controle e organização em vários setores da administração pública em saúde. É importante salientar também que serviços como a dispensação de demandas judiciais não parou e nós continuamos garantindo a medicação correta para quem mais precisa”, disse Dr. Jussinaldo Duarte, farmacêutico e Diretor da Vigilância Sanitária de Floriano.

Além da medicação disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), um dado importante para entender a importância da organização deste setor é que segundo a Secretaria de Saúde de Floriano, mais de cem pessoas são beneficiadas com demandas judiciais e medicamentos não padronizados. 

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews