Saúde de Floriano quer integração ativa de agentes de combate a endemias

18/10/2022 16h01


Fonte SECOM

Imagem: SECOMSaúde de Floriano quer integração ativa de agentes de combate a endemias(Imagem:SECOM)Saúde de Floriano quer integração ativa de agentes de combate a endemias

Em reunião, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Thales Rodrigues, juntamente com gerentes de unidades de saúde, reafirmaram as metas que vão nortear a integração ativa dos agentes de combate a endemias do município. Segundo a direção, foram elencados alguns pontos estruturantes.

O primeiro deles diz respeito à promoção da integração das equipes nas unidades básicas de saúde. A partir daí, estes profissionais também são inclusos no processo de planificação do SUS, metodologia que já vem sendo empregada junto às equipes de Estratégia de Saúde da Família nas unidades de saúde. “Além disso é preciso reforçar o papel do agente de combate a endemias na vigilância ambiental, epidemiológica e sanitária”, explica Thales.

Além do trabalho realizado em campo, os agentes de combate a endemias desenvolvem um importante trabalho na Educação em saúde, principalmente voltado para a conscientização e prevenção de doenças como Chagas, Leishmaniose, Dengue, contaminação de água e ampliação da vacina antirrábica.

Os agentes de endemias também estão sendo qualificados para a inserção de seus dados cadastrais e de área no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Tópicos: combate, endemias, sa?de