Saúde de Floriano aumentou em 270 o número de vagas para Tratamento Fora do Domicilio (TFD)

07/06/2022 14h50


Fonte SECOM

Imagem: SECOMClique para ampliarSaúde de Floriano aumentou em 270 o número de vagas para Tratamento Fora do Domicilio (TFD)(Imagem:SECOM)Saúde de Floriano aumentou em 270 o número de vagas para Tratamento Fora do Domicilio (TFD)

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, aumentou a ofertas de vagas para o tratamento fora do domicilio - o TFD no município. No início do ano, 450 pessoas eram beneficiadas com o serviço. Em dois meses, esse número saltou para 720, representando um crescimento de 60% no número de vagas.

O diretor de transportes da Secretaria de Saúde, Elvis Batista, explicou que a logística pensada teve como objetivo principal o usuário (e seu acompanhante), que necessita de tratamento contínuo na capital Teresina. “Pra isso nós reorganizamos a frota e dessa maneira podemos transportar essas pessoas em segurança de segunda a sexta-feira”, disse.

A secretária de saúde de Floriano, Caroline Reis, salienta ainda que uma média de 32 pessoas são transportadas para a capital todos os dias e além da oferta das vans, há a necessidade do envio de carros menores para os casos especiais. “Só sabe o quanto esse serviço é importante quem realmente precisa. Ter alguém na família que realiza tratamento de câncer na capital e arcar com os gastos do transporte é algo que impacta diretamente no orçamento e na renda dessas pessoas, que em sua maioria, são os mais pobres”, explicou.

O que é tratamento fora domicílio?

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD), instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, é um instrumento legal que visa garantir pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município, ou Estado onde moram, por ausência ou inexistência do tratamento adequado.

TFD prevê o deslocamento para tratamento hospitalar, como consultas, cirurgias e ambulatorial, previamente agendado pela unidade executante dos outros estados. Possibilita passagens de ida e volta aos pacientes e acompanhantes, para que possam deslocar-se até o local, garantindo o comparecimento na data agendada pela unidade onde será realizado o tratamento e com retorno garantido à sua cidade de origem. O paciente, e possível acompanhante, conta também com a ajuda de custo com alimentação e hospedagem no período em que estiver em tratamento na unidade.

As Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais são as responsáveis por definir para onde transferir o paciente. Ou seja, quais são os critérios, rotinas, fluxos e recursos financeiros e médicos que estão destinados para o TFD.

Tópicos: fora, tratamento, sa?de