São Pedro de Alcântara: Floriano mantém feriado de 19 de outubro

14/10/2020 11h08


Fonte Secom

Imagem: FlorianoNewsSão Pedro de Alcântara: Floriano mantém feriado de 19 de outubro.(Imagem:FlorianoNews)Catedral São Pedro de Alcântara, em Floriano.

O Dia do Piauí, comemorado no próximo 19 de outubro, foi antecipado pelo Governo do Estado para o último 15 de maio, em razão da crise sanitária provocada pela pandemia da COVID-19, visando aumentar as medidas de isolamento social.

No entanto, por força da Lei Municipal nº 380/05, de 19 de dezembro de 2015, que dispõe sobre feriados religiosos, o próximo 19 de outubro, segunda-feira, é considero feriado em Floriano em homenagem ao dia do padroeiro São Pedro de Alcântara.

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, anunciou nesta manhã (14), que o feriado municipal não foi antecipado e será mantido em respeito a lei a municipal.

São Pedro de Alcântara

Pedro nasceu em Alcântara, na Espanha, em 1499. Menino simples, orante e de bom comportamento, estudou na universidade ainda novo, mas soube, igualmente, destacar-se no cultivo das virtudes cristãs, até que, obediente ao Mestre, o casto e caridoso jovem entrou para a Ordem de São Francisco, embora seu pai quisesse para ele o Direito. Pedro foi ordenado sacerdote e tornou-se modelo de perfeição monástica e ocupante de altos cargos, o qual administrou até chegar, com vinte anos, a superior do convento e, mais tarde, eleito provincial da Ordem.

Franciscano de espírito e convicção, era sempre de oração e jejum, poucas horas de sono, hábito surrado, grande pregador e companheiro das viagens. Como provincial, visitou todos os conventos da sua jurisdição, promovendo uma reforma de acordo com a regra primeira de São Francisco, da qual era testemunho vivo. Conhecido, sem desejar, em toda a Europa, foi conselheiro do imperador Carlos V e do rei João III, além de amigo dos santos e diretor espiritual de Santa Teresa de Ávila.

Considerado um dos grandes místicos espanhóis do séc. XVI e dos que levaram a austeridade até um grau sobre-humano, entrou no Céu com 63 anos, em 1562, após sofrer muito e receber os últimos Sinais do Amor (Sacramentos), que o preparou para um lindo encontro com Cristo.

*Com informações do site Canção Nova

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: floriano, feriado, outubro