São Pedro de Alcântara: Floriano mantém feriado de 19 de outubro
14/10/2020 11h08Fonte Secom
Imagem: FlorianoNews
Catedral São Pedro de Alcântara, em Floriano.
Catedral São Pedro de Alcântara, em Floriano.O Dia do Piauí, comemorado no próximo 19 de outubro, foi antecipado pelo Governo do Estado para o último 15 de maio, em razão da crise sanitária provocada pela pandemia da COVID-19, visando aumentar as medidas de isolamento social.
No entanto, por força da Lei Municipal nº 380/05, de 19 de dezembro de 2015, que dispõe sobre feriados religiosos, o próximo 19 de outubro, segunda-feira, é considero feriado em Floriano em homenagem ao dia do padroeiro São Pedro de Alcântara.
O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, anunciou nesta manhã (14), que o feriado municipal não foi antecipado e será mantido em respeito a lei a municipal.
São Pedro de Alcântara
Pedro nasceu em Alcântara, na Espanha, em 1499. Menino simples, orante e de bom comportamento, estudou na universidade ainda novo, mas soube, igualmente, destacar-se no cultivo das virtudes cristãs, até que, obediente ao Mestre, o casto e caridoso jovem entrou para a Ordem de São Francisco, embora seu pai quisesse para ele o Direito. Pedro foi ordenado sacerdote e tornou-se modelo de perfeição monástica e ocupante de altos cargos, o qual administrou até chegar, com vinte anos, a superior do convento e, mais tarde, eleito provincial da Ordem.
Franciscano de espírito e convicção, era sempre de oração e jejum, poucas horas de sono, hábito surrado, grande pregador e companheiro das viagens. Como provincial, visitou todos os conventos da sua jurisdição, promovendo uma reforma de acordo com a regra primeira de São Francisco, da qual era testemunho vivo. Conhecido, sem desejar, em toda a Europa, foi conselheiro do imperador Carlos V e do rei João III, além de amigo dos santos e diretor espiritual de Santa Teresa de Ávila.
Considerado um dos grandes místicos espanhóis do séc. XVI e dos que levaram a austeridade até um grau sobre-humano, entrou no Céu com 63 anos, em 1562, após sofrer muito e receber os últimos Sinais do Amor (Sacramentos), que o preparou para um lindo encontro com Cristo.
*Com informações do site Canção Nova
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook












