Rio Parnaíba pode subir e atingir nível máximo em Floriano; comunidades ribeirinhas são monitoradas

17/01/2023 09h07


Fonte ClubeNews

Imagem: Denilson Avelino/Rede ClubeRio Parnaíba está perto de atingir a cota máxima em Floriano.(Imagem:Denilson Avelino/Rede Clube)Rio Parnaíba está perto de atingir a cota máxima em Floriano.

Com o início do período chuvoso, o nível dos rios que cortam o Piauí tende a aumentar e os municípios, especialmente aqueles com populações ribeirinhas, precisam adotar medidas de emergência para conter possíveis alagamentos.

Em Floriano, o nível do rio Parnaíba ainda está em cota classificada como segura, mas a cidade está em alerta porque o nível pode vir a aumentar com a vazão da barragem de Boa Esperança, que até semana passada era de 350 m³ por segundo e passou para 600 m³ por segundo no último sábado (14).

Devido a isso, a Secretaria de Estado da Defesa Civil realizou uma reunião com a equipe técnica da pasta para discutir medidas preventivas por conta do aumento das chuvas e do volume das águas da barragem. Além de Floriano, também estão em alerta as cidades de Teresina e Luzilândia.

Estiveram reunidos com a secretária Norma Sueli Nogueira o geógrafo e climatologista Werton Costa e o engenheiro Francisco Carvalho, da assessoria técnica da pasta. A Defesa Civil está monitorando o volume do reservatório e vai orientar os prefeitos dos municípios à margem do rio Parnaíba e as comunidades ribeirinhas. O objetivo é prevenir eventuais problemas com o aumento das chuvas e da vazão da barragem, e a consequente elevação do nível do Parnaíba.

Entre as medidas preventivas anunciadas pela pasta, estão visitas às áreas ribeirinhas, reuniões com prefeitos e representantes da Defesa Civil dos municípios. À TV Clube, o gestor da Defesa Civil de Floriano, Pablo Rodrigues, afirmou que ainda não foi notificado sobre pontos de alagamento ou locais onde se possa observar um maior perigo.

Werton Costa explicou que a elevação da vazão da barragem de Boa Esperança é baseada na previsão de aumento do volume de chuvas.

“Nós já conhecemos as variações de vazão do Rio Parnaíba na barragem, conhecemos o regime pluviométrico e o comportamento das chuvas. Estabelecemos o contato com os municípios para dar as devidas orientações para uma ação preventiva e emergencial”
, disse.

A atenção em Floriano foi reforçada devido às chuvas que caíram na cidade e em municípios vizinhos nos últimos dias. No entanto, o volume pluviométrico registrado na região ainda é inferior ao previsto anteriormente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews