Reunião discute ações de combate às queimadas e implantação da Brigada Municipal de Incêndio

29/07/2021 16h14


Fonte SECOM

Imagem: SECOMReunião discute ações de combate às queimadas e implantação da Brigada Municipal de Incêndio.(Imagem:SECOM)Reunião discute ações de combate às queimadas e implantação da Brigada Municipal de Incêndio.

Na manhã desta quinta-feira (29), o prefeito Joel Rodrigues recebeu, em seu gabinete, a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Haila Oka, além de órgãos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Brigada de Incêndio.

A reunião com o prefeito Joel buscou o fortalecimento das ações de prevenção e combate às queimadas no município. As equipes apresentaram um balanço de focos de incêndio e quantidade de ocorrências. De acordo com a tenente Beatriz, o Corpo de Bombeiro de Floriano atua com vinte e dois profissionais e duas viaturas, que atendem a Floriano e mais 66 municípios vizinhos.

De acordo com a secretária Haila, também foi realizado o alinhamento das ações para o mês de agosto, período considerado mais quente e mais crítico quanto às altas temperaturas, em conformidade com o Plano de Prevenção de Combate à Incêndios e Queimadas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAN).

Também foi discutida a viabilidade para implantação da Brigada Municipal de Incêndio, através de uma capacitação que está sendo articulada para ocorrer em Floriano, em parceria com o PREVFOGO/IBAMA, Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e será um reforço para o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate às queimadas nos meses mais quentes do ano, quando deve acontecer um aumento no número de ocorrências na cidade.

A Brigada de Incêndio PREVFOGO/IBAMA, já existente em Floriano, atua, hoje, com uma equipe formada por nove brigadistas que atendem especificamente em áreas de assentamentos rurais, registradas pelo INCRA, para combate aos incêndios florestais.

Em levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros e apresentado ao prefeito Joel, nesta manhã, de janeiro a junho deste ano, foram atendidas um total de 124 ocorrências, entre lixão/ entulho ou similar, terreno baldio/lote vago e incêndio em vegetação. Apenas no mês de julho até o dia 28, foram registradas 57 ocorrências.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: combate, brigada, inc?ndio