Resultado de estudo social é apresentado em Tribuna Livre na Câmara de Floriano
09/12/2025 15h47Fonte Câmara Municipal de Floriano
Imagem: CMF
Resultado de estudo social é apresentado em Tribuna Livre na Câmara de Floriano.
Resultado de estudo social é apresentado em Tribuna Livre na Câmara de Floriano.Na sessão dessa segunda-feira (8), o Poder Legislativo de Floriano concedeu o uso da Tribuna Livre à turma do 2º período do curso de Direito do Centro Universitário UniFaesf, para a apresentação do resultado de um projeto da disciplina Extensão Universitária realizado nos bairros Taboca, São Cristóvão, Meladão e Caiçara.
Representando a turma, a aluna Maria Clara apresentou na tribuna o resultado do estudo social intitulado “Ausência de direitos – um olhar acadêmico sobre as necessidades da comunidade”. Os dados relatados apontam inúmeras fragilidades estruturais e sociais nos bairros como o enfraquecimento das associações de bairros, apatia social, segurança pública e mobilidade urbanas deficitárias, baixo índice de lazer e cultura, escolaridade e descrença no poder político.
O estudo também apontou caminhos para solução dos problemas, a partir do fortalecimento comunitário, oferta de assessoria jurídica para regularização das associações, ampliação do policiamento comunitário, estruturação dos bairros com saneamento, pavimentação e iluminação, transporte urbano, criação de áreas de lazer, entre outros.
Todos os vereadores parabenizaram o projeto, destacando a importância do estudo. Para João Neto Gomes, os estudantes atuaram como vereadores que veem de perto as problemáticas das comunidades e aponta caminhos para a solução. Ele conclamou os colegas a atuarem na regularização das associações, entidades que buscam melhorias para suas comunidades. Já os vereadores Magno Weverson, Salomão Holanda e Lauro César sugeriram que parlamentares e estudantes se unam para apresentar juntos os dados ao Executivo municipal.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook












