Reforma do Espaço Cultural Christino Castro é inaugurada em Floriano

31/01/2017 11h33

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na manhã da última segunda-feira (30), foram inauguradas as obras de reforma do Espaço Cultural Christino Castro, em Floriano.

O evento contou com a presença do governador do Estado do Piauí, Wellington Dias; Secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa; Secretário da Cultura, Fábio Novo; Secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; Secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires; Deputado Federal Assis Carvalho (PT); Deputado Federal Silas Freire (PR), Prefeito Joel Rodrigues, secretários municipais, vereadores e lideranças locais.
Imagem: FlorianoNewsReforma do Espaço Cultural Christino Castro é inaugurada em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Inaugurado em 2002, o Espaço Cultural Christino Castro pertence à família do empresário Christino Castro, e reúne em um mesmo prédio museu, biblioteca, anfiteatro e loja de artesanato. Cerca de R$ 300 mil foram investidos na reforma da casa, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Durante a inauguração do local, o governador Wellington Dias destacou o pensamento empreendedorista de Christino Castro.

“Cristino Castro foi um grande empreendedor do Brasil no Piauí. Aqui em Floriano uma pessoa ousada que naquela época já pensava em trabalhar investimentos e ainda hoje os piauienses tem dificuldade em entender, por exemplo, a área de energia, e eu tenho chamado muito a atenção dos piauienses que há um grande potencial nessa área de energia eólica, de energia solar, de hidrelétricas, e as pessoas de fora é que estão descobrindo e atuando, enquanto aqueles que vivem aqui ainda não compreenderam o quanto é um fator de renda elevada”,
explicou o governador.
Imagem: FlorianoNewsWellington Dias(Imagem:FlorianoNews)

Ainda segundo Wellington Dias, a recuperação do museu não só preserva parte da arquitetura da cidade de Floriano, como também dá vida à historia da qual Cristino Castro é parte.

“Agradeço aqui a presença da família, dos filhos, netos, enfim, pessoas que vieram participar aqui desse momento em que comemoramos com Floriano, para o Piauí e para o Brasil”,
finalizou Dias.

Imagem: FlorianoNewsWellington Dias(Imagem:FlorianoNews)Wellington Dias

Durante a reforma todo o teto da casa foi refeito, as salas ganharam novos forros, o piso também foi recuperado, bem como a parte hidráulica e elétrica. As portas e janelas do casarão também foram recuperadas e o local ganhou uma nova pintura, na parte externa e interna. Para dar suporte ao anfiteatro, foi construído um camarim.

Imagem: FlorianoNewsReforma do Espaço Cultural Christino Castro é inaugurada em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano