Realizada a IV Conferência Municipal de Cultura em Floriano

24/10/2023 20h17


Fonte Secom

Imagem: SecomRealizada a IV Conferência Municipal de Cultura em Floriano(Imagem:Secom)Realizada a IV Conferência Municipal de Cultura em Floriano.

Foi realizada nesta terça-feira( 24), no auditório da Secretaria de Cultura, a IV Conferência Municipal de Cultura de Floriano, com o tema central: “Democracia e Direito à Cultura”, que discute a política pública de cultura e as diretrizes para o Plano Nacional de Cultura e aprimoramento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), através de seis eixos indicados pelo próprio Ministério da Cultura:

Eixo 1- Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; 
Eixo 2 - Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social:
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4- Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5- Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6-Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Imagem: SecomRealizada a IV Conferência Municipal de Cultura em Floriano (Imagem:Secom)

A conferência foi presidida pela secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Floriano e também presidente do Conselho Municipal de Cultura, Elineuza Ramos, com a presença do secretário de Governo, Marcony Alisson, que representou o prefeito Antônio Reis, que estava em viagem a trabalho, além do presidente do Legislativo Municipal, Joab Curvina e outros representantes do poder público municipal, Câmara Municipal e entidades de Floriano.
 
O evento foi dividido em 4 momentos: a abertura e aprovação do Regimento Interno; a palestra sobre o tema e os 6 eixos; a formação de grupos de trabalho por eixos e a plenária final, com deliberações e eleição dos delegados que participarão das conferências estadual e nacional.
Imagem: SecomRealizada a IV Conferência Municipal de Cultura em Floriano (Imagem:Secom)
 
A palestra foi presidida pelo professor José Gonçalves da Silva Filho. A expectativa é que Floriano gere bastante ideias e demandas já que conseguiu reunir um grande celeiro artístico e diversidade cultural em vários seguimentos, como teatro, dança, cultura erudita e popular, comunidades de terreiro, rezadores, benzedeiras, Divino, Pastorinhas, escritores e poetas, historiadores, músicos, djs, atores, bailarinos, movimento reggae, associativismo e fazedores de cultura.
 
Em seu pronunciamento, a secretária Elineuza Ramos destacou o salto em investimento e olhar para a cultura de Floriano, pelo atual governo municipal e disse que para 2024 a cultura receberá ainda mais atenção. “Nesta conferência elaboramos a nossa minuta popular, elegendo para a nossa cidade o que almejamos em termos de cultura a partir da identidade cultural de Floriano e levaremos as nossas ideias também para as conferências estadual e nacional”, disse a secretária.

 

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: floriano, municipal, cultura